Edge baseado no Chromium agora instala páginas que funcionam como apps

1 min de leitura
Imagem de: Edge baseado no Chromium agora instala páginas que funcionam como apps

Já ouviu falar em Progressive Web Apps, ou PWAs? São aplicações web que funcionam como aplicativos, ou seja, um híbrido entre um site e um app. PWAs têm se tornado cada vez mais populares, porque trazem muitas funcionalidades interessantes e custam bem menos do que um produto que precisa passar por todo o processo de desenvolvimento, teste e lançamento.

É claro que PWAs também exigem todos os cuidados de programação e publicação, mas seu manuseio é, digamos, mais fácil, simples e barato. Eles funcionam offline, podem ser usados independentes do browser ou dispositivo, são atualizados automaticamente, enviam notificações push e permitem uma experiência parecida com um aplicativo nativo, incluindo o ícone na tela principal do desktop ou dispositivo móvel.

Google já vem trabalhando em uma maneira do Chrome adicionar mais facilmente os PWAs e a Microsoft agora passa a oferecer esse recurso na nova versão do Edge, baseado no Chromium, mesma plataforma de desenvolvimento do Chrome.

Como adiciono PWAs com o Edge?

Para adicionar PWAs com o novo Edge, basta abrir as configurações a partir dos três pontinhos no canto superior direito. Depois disso, é preciso descer o menu até “Apps” e selecionar a opção para baixar e instalar.

edgeFonte: MS Power User

Uma janela pop-up vai requisitar um nome para ele.

edgeFonte: MS Power User

Depois disso, é só instalar e o PWA vai abrir em uma aba separada, como app. E você pode removê-lo quando quiser em “Apps > Manage”. Vale lembrar que o Edge vai criar um atalho para o aplicativo na tela inicial do desktop

edgeFonte: MS Power User

Para sites móveis, a Microsoft mostrará uma opção na barra de endereço na qual você pode tocar e instalar diretamente, sem precisar executar o programa. Mas isso funcionará somente nas páginas dedicada para celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.