Google Assistente agora mostra resultados com mais informações visuais

1 min de leitura
Imagem de: Google Assistente agora mostra resultados com mais informações visuais
Imagem: androidpit

A Google anunciou hoje (05) uma série de mudanças na forma como o Google Assistente mostra resultados de buscas e solicitações feitas pelo usuário. A empresa reformulou alguns modelos de exibição para que o software traga informações mais visuais, permitindo uma compreensão mais rápida do que aparece na tela.

Quando você pesquisar algo como “quais são as raças de gatos mais bonitas”, em vez de receber uma lista simples retirada diretamente de uma página web qualquer, o Assistente deve mostrar uma organização melhor formatada e ainda fotos dos felinos envolvidos. Isso porque o software vai entender que a natureza da pergunta tem um aspecto visual, julgando importante mostrar fotos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

google assistenteModelo anterior/atual à esquerda e novo à direita (fonte: Google)

A empresa está fazendo essa mudança na forma como o Assistente exibe informações porque, de acordo com um levantamento da própria Google, quase metade das interações entre pessoas e o Assistente digital envolve voz e toque na tela. Em outras palavras, as pessoas nem sempre encontram o que querem já na primeira resposta dada pelo software, tendo elas que mexer na tela para obter algo mais preciso.

Além disso, quando a resposta mais interessante para uma pergunta do usuário for uma lista de links a serem clicados, o Assistente vai agora mostrar uma lista vertical em vez de um carrossel horizontal. A ideia é mostrar mais informações na tela ao mesmo tempo.

googleLinks organizados de uma forma mais natural (fonte: Google)

Outros tipos de respostas, como as que envolvem ações, conversões e aplicações dentro do próprio Google também foram reformuladas para mostrar detalhes mais organizados visualmente. Confira algumas possibilidades:

A Google informou que essas novidades já estão disponíveis para os usuários, mas nós não conseguimos testar todas elas nos aparelhos Android que temos disponíveis por aqui. Dessa forma, podemos imaginar que a distribuição esteja sendo feita gradualmente ou mesmo esteja limitada a alguns idiomas no momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.