menu
Logo TecMundo
Software

Google terá conselho externo para monitorar uso ético da IA

Companhia terá reuniões com especialistas no assunto para manter boas práticas em projetos com inteligência artificial

schedule27/03/2019, às 14:19

Google terá conselho externo para monitorar uso ético da IAFonte: Blog da Google

Imagem de Google terá conselho externo para monitorar uso ético da IA no tecmundo

Google montou um um conselho externo para monitorar a si mesma. A companhia anunciou nesta terça-feira (26) uma equipe de oito pessoas, que vai ficar de olho se ela vem aplicando seus “Princípios para a Inteligência Artificial” (AI Principles), um guia criado pela própria Gigante das Buscas em junho do ano passado para “orientar o desenvolvimento responsável e o uso da IA em nossas pesquisas e produtos”.

Google enfrentou protestos e demissão de colaboradores com os projetos Maven e Dragonfly

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Antes de falar um pouco sobre esse grupo, é preciso lembrar de dois assuntos polêmicos envolvendo a IA da Google em 2018. Um foi o Project Maven, parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos para uso militar de sua tecnologia em drones. O outro foi o Dragonfly, um buscador customizado para o mercado chinês, para funcionar de acordo com a censura do governo.

Ambas as frentes foram duramente criticadas mundo afora e até mesmo os colaboradores da empresa fizeram protestos e chegaram a se demitir por não concordar com essas iniciativas. Mesmo abandonando os dois trabalhos  — pelo menos até onde sabemos —, a reputação da companhia saiu arranhada e o episódio todo aumentou as discussões sobre o futuro da IA.

googleFonte: Blog da Google

Corta para hoje e temos então a Google buscando caminhos, digamos, menos controversos. O Conselho Consultivo Externo de Tecnologia Avançada (ATEAC, em inglês) será formado por membros como Bubacarr Bah, especialista em matemática computacional; e Dyan Gibbens, expert em engenharia industrial e sistemas não tripulados.

Esses membros servirão no conselho até o final de 2019 e realizarão quatro reuniões, a partir do próximo mês. A Google planeja publicar um relatório com todas essas conversas. "Esperamos que esse esforço informe tanto o nosso próprio trabalho quanto o setor de tecnologia mais amplo. Além de consultar os especialistas em ATEAC, continuaremos a trocar idéias e reunir feedback de parceiros e organizações em todo o mundo", diz o vice-presidente sênior de Assuntos Globais, Kent Walker, no blog da companhia.