Novo sistema de notificações escondido no Android Q sugere mudanças

1 min de leitura
Imagem de: Novo sistema de notificações escondido no Android Q sugere mudanças
Imagem: mobilesyrup

Ao analisar o código da primeira versão beta doAndroid Q, o pessoal do 9to5Google descobriu um sistema de notificações alternativo totalmente remodelado. A ferramenta foi escondida pela Google e deve estar em teste apenas de forma experimental.

Essa novidade basicamente mostra as notificações de todos os apps instalados no smartphone de uma maneira muito similar ao que já vemos no Facebook Messenger. O app do Facebook mostra algumas “bolhas” de conversa na tela do usuário, as quais podem ser arrastadas para qualquer lugar na tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As bolhas de notificações do Android funcionam basicamente da mesma forma, podendo ser reposicionadas e dispensadas conforme o usuário desejar. Ao tocar em uma bolha, ela se expande e mostra as notificações basicamente da mesma forma que vemos hoje.

O recurso é interessante considerando que a tela dos smartphones atuais vem crescendo gradualmente, e, arrastar para baixo a partir do topo do celular é uma tarefa relativamente difícil em alguns aparelhos. Assim, acredita-se que a Google esteja experimentando com soluções mais ergonômicas. Essas bolhas ainda indicam mais claramente de quais apps as novas notificações são.

Vale destacar, contudo, que esse recurso funciona muito mal nesse momento, com vários bugs e falhas de continuidade, segundo o 9to5Google. Essa seria mais uma prova de a novidade ainda estaria muito crua, mesmo para aparecer em um beta público do sistema operacional.

google androidEsse seria a nova forma de mostrar notificações no Android (fonte 9to5Google)

A Google não deu qualquer esclarecimento acerca desse suposto novo sistema de notificações, e pode ser que essa mudança acabe ficando para uma próxima versão do SO operacional ou mesmo não sendo implementada em momento algum.

Mas o que você achou dessa possível novidade? Deixe sua opinião na seção de comentários.

Caso você tenha conhecimento sobre como operar comandos do ADB, clique aqui e descubra como ativar a novidade no Android Q.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.