Falha compromete segurança de bloqueio Touch ID e Face ID do WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Falha compromete segurança de bloqueio Touch ID e Face ID do WhatsApp
Imagem: Pixabay

No começo do mês, usuários de iOS comemoraram a chegada do bloqueio do WhatsApp por meio do reconhecimento facial Face ID e do leitor de digitais Touch ID, o que deveria oferecer uma camada extra de segurança para as mensagens. Acontece que esse novo recurso parece vir com uma grande falha de segurança.

Um leitor do Reddit descobriu que o bug acontece quando você usa o recurso de compartilhamento do próprio dispositivo para o emissão de arquivos por meio do WhatsApp. Ao usar o Share Sheet (Folha de Compartilhamento), é possível acionar o mensageiro como opção de envio e “atravessar” a parede de confirmação.

Como isso é possível? Bem, o bug está na configuração prévia do app. Isso acontece se você escolheu outra opção para restrição por Face ID ou Touch ID que não seja “Imediatamente” — ou seja, se tiver selecionado “Após 1 minuto”, “Após 15 minutos” ou “Após 1 hora”. Ao abrir o WhatsApp novamente, a plataforma não vai exigir nenhuma identificação para acesso.

whatsappFonte: MacMagazine

Um porta-voz do WhatsApp falou sobre o problema com a Reuters. “Estamos cientes do problema e vamos resolvê-lo o mais rápido possível. Enquanto isso, recomendamos que as pessoas bloqueiem suas telas com a opção ‘Imediatamente’.”

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.