Android Pie trouxe a navegação por gestos no botão home, que se transformou em um “pílula” com diferentes funções de acesso — substituindo assim os tradicionais três ícones estáticos de versões anteriores. Agora, um vídeo XDA Developers dá mais detalhes sobre o sucessor Android Q e mostra que a ferramenta está bem parecido com o que vemos nos iPhones.

No Android Q, a seta para voltar desapareceu e para retornar é preciso somentes pressionar a “pílula” e deslizar para a esquerda. Se você quiser ver a relação dos apps abertos recentemente, é só arrastar para cima e para rolar a tela é só fazer isso para a direta. Vale destacar que toda a movimentação dos arquivos e imagens ficou mais suave — e tudo isso leva à comparação com o iOS.

Veja um vídeo com a demonstração:

Entre as outras funcionalidades, estão pressionar por alguns segundos a “pílula” para abrir a Google Assistente, arrastar por mais tempo para cima para encontrar a lista completa de aplicativos, deslizar rapidamente para a direita para acessar o último app aberto e com apenas um toque ir para a Home do dispositivo.

A Google está na fase final de “polimento” do Android Q e deve ainda realizar mais testes limitados com desenvolvedores em março. Após a revisão de bugs, a nova versão do sistema operacional deve ser apresentada oficialmente em maio, na conferência para programadores Google I/O.

Cupons de desconto TecMundo: