Android Q pode acabar com botão “voltar” e adotar navegação por gestos

1 min de leitura
Imagem de: Android Q pode acabar com botão “voltar” e adotar navegação por gestos

Depois do Android Pie ter inaugurado um recurso de navegação por gesto que serve como botão “home” e para acessar os aplicativos utilizados recentemente no smartphones, parece que o Android Q vai acabar de vez, agora, com o botão “voltar”, um clássico nos smartphones há muitos e muitos anos.

Segundo o site XDA Developers, a Google está testando no Android Q dois novos recursos que devem adotar completamente o botão em forma de pílula que já aparece no Pie para usar gestos na hora de voltar na navegação do smartphone. Isso acabaria de vez com os clássicos três botões que ficam na parte inferior do visor: voltar, home e apps recentes. O resultado é um visual menos poluído na tela do Android.

Assim, da mesma forma que arrastar o botão em forma de pílula para direita dá acesso aos aplicativos usados recentemente no Android Pie, um arrasto para a esquerda no Android Q serve como o botão “voltar”. Isso pode ser testado pelo site XDA Developers em uma versão inicial vazada da futura nova versão do sistema operacional da Google.

Outra mudança notável aparece no Android Q: o arrasto para a direita, que no Pie acessa os apps usados recentemente, agora mostra uma tela que permite a navegação entre os aplicativos abertos em um sistema de cards. Vale lembrar que esses recursos ainda estão em fase de testes e podem não funcionar dessa maneira na edição final do Android Q que vai chegar às mãos dos consumidores futuramente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.