Wikiloc: rede reúne trilhas para quem curte aventuras ao redor do mundo

3 min de leitura
Imagem de: Wikiloc: rede reúne trilhas para quem curte aventuras ao redor do mundo

O Wikiloc é uma espécie de mídia social colaborativa em que seus membros compartilham e exploram informações de trilhas e roteiros do mundo todo. A plataforma conta hoje com mais de 4 milhões de usuários, quase 11 milhões de trilhas e cerca de 19 milhões de fotos disponíveis. Além disso, apresenta uma ampla lista de categorias de atividades relacionadas, como bike, carro, trem, motocicleta, trekking e até mesmo drone.

A ferramenta pode ser acessada gratuitamente pelo computador, além de ser baixada em dispositivos Android e iOS. De maneira geral, ela é bem simples de ser usada e apresenta recursos completos para quem não perde a oportunidade de se aventurar em qualquer lugar. Confira mais detalhes e aprenda a usá-la!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cadastro no aplicativo

O cadastro no Wikiloc é feito facilmente, assim como em qualquer site ou rede social. Basta abri-lo e tocar em “Inscreva-se” – aqui foi usada a versão Android. Depois, será preciso inserir seu e-mail, nome de usuário e senha. Após finalizar essa operação, será enviado um email de confirmação para o endereço cadastrado. Feito isso, já será possível explorar as funções disponíveis no app.

Como usar o Wikiloc

Na home do Wikiloc, já serão atualizadas automaticamente trilhas mais próximas de sua localização. Outros roteiros podem ser procurados na seção de busca, logo no topo da home do app. Isso pode ser feito de modo específico ou mais amplo, como pelo nome de uma cidade ou um lugar. Assim, surgirá uma nova tela, na qual será possível ainda refinar essa procura por meio do botão “Filtros”. Nele, você pode escolher o tipo de atividade, extensão, elevação, nível de dificuldade e outros.

Como explorar outros recursos de busca de trilhas

Os resultados de busca poderão ser vistos de duas formas: listagem e mapas, que poderão ser selecionadas no botão indicado abaixo.

Caso escolha “Mapas”, as trilhas podem ser encontradas por meio de um mapa geral, marcado com alguns ícones, que indicarão de que modo o trajeto foi feito. Ao tocá-los, serão também exibidas abas com informações preliminares sobre os trajetos.

Mais detalhes podem ser observados, ao tocar sobre cada aba. Na nova tela, haverá um mapa do Google Maps – com opção de ser ampliado –, apresentando todo o trajeto percorrido, que pode ser também baixado para acesso offline. Ao deslizá-la para baixo, haverá mais informações, como tempo total gasto, trailrank, tipo de trilha e data em que o roteiro foi percorrido. Ele pode ser salvo em seus favoritos – reunidos no seu perfil – ao selecionar o ícone de coração, logo depois do botão “Siga esta trilha”.

Na sequência dessas informações, há uma galeria de fotos da rota, seguida de uma breve descrição sobre o trajeto. Deslizando mais um pouco a tela, é possível visualizar a avaliação e os comentários de outros usuários do Wikiloc, que podem ter feito o mesmo caminho ou desejem mais informações sobre ele.

As trilhas podem ainda ser exploradas no formato de lista, basta tocar sobre o botão “Mapa”, no canto superior direito para ativá-lo. Nesse caso, elas serão separadas por cards com informações preliminares. Para visualizar mais detalhes, é só tocar sobre cada um.

Gravação de trilhas

Caso queira gravar algum roteiro e salvá-lo/compartilhá-lo no Wikiloc, é só tocar no botão “Gravar trilha”, na barra inferior. Para iniciar o processo, basta selecionar o tipo de atividade e “Começar Gravar”.

Isso pode ser pausado ou encerrado, selecionando o sinal vermelho no canto esquerdo. Ao terminar a gravação, toque em “Fim”.

Depois, preencha algumas informações do percurso e carregue fotos da rota percorrida. Finalize em “Guardar trilha”, no fim da tela.

Perfil e configurações

Em seu perfil, ficarão armazenadas algumas de suas atividades na rede, como trilhas carregadas e gravadas por você, além de suas rotas favoritas, como dito mais acima. No botão de “Configuração”, será possível editar e salvar algumas preferências, como unidade de medida, mapas offline e carregamento de imagens.

Assinatura premium e vantagens

Além dos recursos gratuitos, a plataforma tem várias outras funções nos planos pagos. No caso, há duas opções de assinatura: de R$ 41,90 reais – válida por 1 ano – e R$ 20,90 – para 3 meses. Dentre os benefícios estão: navegação ao ar livre – que funciona como bússola e indicador de caminho –, compartilhamento ao vivo de localização, integração com dispositivos Garmin e acesso a dados climáticos.

Então, como visto, o Wikiloc é uma ferramenta muito interessante, que pode facilitar o planejamento de suas aventuras em trilhas e outros tipos de rotas. Com seus recursos, ainda pode ampliar sua segurança durante essas atividades, afinal cuidado nunca é demais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.