Google Chrome melhora segurança contra sites falsos de URLs parecidas

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome melhora segurança contra sites falsos de URLs parecidas

O Google Chrome está testando um recurso que alerta os usuários numa situação em que eles tentam acessar determinado site, mas o endereço não é exatamente o da página desejada.

Quem nunca recebeu um email do SPC/Serasa, Polícia Federal ou de um banco qualquer, fazendo algum tipo de alerta, ou alguma loja online com uma oferta daquelas irrecusáveis? Daí o usuário clica no link no Banco do Brasil, por exemplo, e em vez de entrar em www.bb.com.br, ele acaba indo para uma URL chamada www.bbancodobrasil.com.br e cedendo os dados de sua conta para um grupo hacker.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse tipo de golpe já foi muito popular na internet. Graças à evolução dos softwares, hoje em dia, todos os principais navegadores possuem alertas contra sites conhecidamente fraudulentos. No entanto, digamos que você queira entrar em www.tecmundo.com.br e digite www.techmundo.com.br. Caso o segundo endereço exista e seja apenas uma tentativa de se passar pelo primeiro, o Chrome vai emitir um alerta.

A função será especialmente útil quando dois sites com endereços bastante semelhantes existirem e um deles não se proponha à finalidade que o usuário poderia presumir. Há também sites que exploram erros comuns de digitação se baseando em portais populares. Nem sempre esses sites são perigosos, mas, caso eles venham a solicitar algum dado como login e senha, usuários mais desavisados podem acabar fornecendo-os por achar que se trata do site original. Se o site “cópia” tiver sido hackeado por terceiros, então os usuários poderão enfrentar problemas.

O alerta do recurso em teste será apresentado de forma discreta ao usuário, com a possibilidade de o navegador redirecionar a página para o endereço correto ou ser ignorado, caso o usuário tenha certeza que o endereço que deseja acessar está correto.

A Google não deixou claro quando a função será implementada de forma definitiva no Chrome.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.