Uma equipe de desenvolvedores do XDA, que está de posse de uma build recente do Android Q, encontrou referências dentro do SO que podem indicar a presença de um recurso inédito: a possibilidade de reverter atualizações de apps.

Infelizmente, ainda não há como confirmar o funcionamento do recurso. As suposições surgiram a partir de permissões com os nomes “PACKAGE_ROLLBACK_AGENT” e “MANAGE_ROLLBACKS”, além de eventos de transmissões chamados de “PACKAGE_ENABLE_ROLLBACK” e “PACKAGE_ROLLBACK EXECUTED”. “Roll back” significa “reverter” em português e “package” é “pacote” (como os instaladores dos apps são chamados).

Até agora, estamos acostumados a atualizar um app e não poder mais voltar atrás, a não ser que tenhamos um backup da versão anterior do apk. Sendo que, em algumas situações, as empresas bloqueiam o funcionamento de versões anteriores, o que torna o app inútil. Em outros casos, quando o app é muito popular, os usuários reclamam nas redes sociais e a desenvolvedora tem a possibilidade de voltar atrás e reverter as mudanças.

O que ocorre é que algumas dessas atualizações podem incluir sérias correções de bugs, mas também podem alterar drasticamente o funcionamento ou interface do app. Para impedir que os usuários utilizem a aplicação com falhas ou brechas de segurança, elas bloqueiam o funcionamento de versões anteriores.

Se essas referências no Android Q forem transformadas no recurso que pressupomos, os usuários poderão voltar facilmente para uma versão anterior do aplicativo, indicando à desenvolvedora que a versão mais recente não está 100 por cento satisfatória, ao menos para determinado usuário.