Android Q pode ter função para reverter atualizações de apps

1 min de leitura
Imagem de: Android Q pode ter função para reverter atualizações de apps

Uma equipe de desenvolvedores do XDA, que está de posse de uma build recente do Android Q, encontrou referências dentro do SO que podem indicar a presença de um recurso inédito: a possibilidade de reverter atualizações de apps.

Infelizmente, ainda não há como confirmar o funcionamento do recurso. As suposições surgiram a partir de permissões com os nomes “PACKAGE_ROLLBACK_AGENT” e “MANAGE_ROLLBACKS”, além de eventos de transmissões chamados de “PACKAGE_ENABLE_ROLLBACK” e “PACKAGE_ROLLBACK EXECUTED”. “Roll back” significa “reverter” em português e “package” é “pacote” (como os instaladores dos apps são chamados).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Até agora, estamos acostumados a atualizar um app e não poder mais voltar atrás, a não ser que tenhamos um backup da versão anterior do apk. Sendo que, em algumas situações, as empresas bloqueiam o funcionamento de versões anteriores, o que torna o app inútil. Em outros casos, quando o app é muito popular, os usuários reclamam nas redes sociais e a desenvolvedora tem a possibilidade de voltar atrás e reverter as mudanças.

O que ocorre é que algumas dessas atualizações podem incluir sérias correções de bugs, mas também podem alterar drasticamente o funcionamento ou interface do app. Para impedir que os usuários utilizem a aplicação com falhas ou brechas de segurança, elas bloqueiam o funcionamento de versões anteriores.

Se essas referências no Android Q forem transformadas no recurso que pressupomos, os usuários poderão voltar facilmente para uma versão anterior do aplicativo, indicando à desenvolvedora que a versão mais recente não está 100 por cento satisfatória, ao menos para determinado usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.