Google Hangouts começa transição para novas versões em outubro

1 min de leitura
Imagem de: Google Hangouts começa transição para novas versões em outubro

Google não sabe direito o que fazer com seus comunicadores instantâneos e vem reaproveitando-os em outras frentes. O Hangouts, por exemplo, será redesenhado em dois utilitários gratuitos, o Hangout Chat e Hangout Meet, com versões pagas para o setor corporativo. As mudanças começam a acontecer já em abril e a substituição no ecossistema pago G Suite ficou para outubro.

Cronograma inicial é válido somente para quem usa o Hangouts com as contas do G Suite

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Hangout Chat foi criado para facilitar a comunicação entre as equipes, com inspiração no Slack e utilitários semelhantes; e o Hangout Meet atualiza os recursos para videoconferências. A companhia afirma em seu blog oficial que todos os outros usuários fora da G Suite poderão continuar desfrutando normalmente do Hangouts, seja via Gmail, mobile, web ou extensão do Chrome. Os planos de descontinuar o modelo clássico do mensageiro para geral continua até 2020.

“As datas são específicas para os clientes do G Suite e seus usuários finais que usam o Hangouts clássico. Continuaremos a apoiar o uso do Hangouts clássico pelos consumidores e esperamos que todos façam a transição para as versões gratuitas do Hangouts Chat para Hangouts Meet após a transição dos clientes do G Suite. O cronograma específico será comunicado em uma data posterior”, disse um porta-voz da empresa, em resposta ao Mashable.

Algumas mudanças para administradores de contas já começam em abril

Para os responsáveis por contas corporativas, algumas regras já mudam no dia 16 de abril. Por isso, a própria Google adiantou algumas recomendações:

  • Para os clientes do Google Vault, as regras e os bloqueios de retenção de emails deixarão de proteger as bate-papos no Hangouts clássico. Em vez disso, as regras e os bloqueios protegerão as mensagens nos Hangouts Chat e clássico;
  • As configurações de administrador do bate-papo agora controlam as conversas nos Hangouts Chat e clássico;
  • Uma nova configuração no console administrativo, em “Aplicativos> G Suite> Hangouts Chat”, será adicionada para que você possa desativar as interfaces de usuário clássicas do Hangouts no horário que desejar;
  • A página de configurações "Hangouts do Google" no console administrativo será renomeada como "Hangouts Meet". Essa configuração controlará as chamadas de vídeo, tanto do Hangouts clássico quanto do Hangouts Meet.

Outras informações estão disponíveis no próprio blog da G Suíte, clique aqui para ver todas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.