Firefox Focus pode ter bloqueio total de anúncios. De acordo com o Bugzilla, página da Mozilla que publica bugs e atualizações de suas plataformas, a versão 9.0 do navegador mobile já deve contar com a ausência completa desse recurso em breve. Quem utiliza o browser já deve ter percebido que ele não exibe propagandas com rastreadores, que costumam usar cookies e outras funcionalidades para “salvar” dados de usuários, direcionando anúncios de forma mais personalizada. Mas a constante “perseguição” desse tipo de função pode não ser muito agradável para várias pessoas.

Pensando nisso, o Firefox Focus foi desenvolvido com um objetivo: maior privacidade. A própria Mozilla defende que esses anúncios reduzem o carregamento de sites de modo geral e que, por isso, também optou por eliminá-los da plataforma desde o início, o que torna seu navegador mais leve, de fato. Atualmente, o update está sendo testado, para avaliação do tempo de carregamento de páginas. Passado esse período, a versão final poderá ser baixada por 50% dos usuários da plataforma. Depois de um prazo ainda não divulgado, os demais também poderão acessá-la. A previsão é de que ela já esteja disponível a partir de 12 de fevereiro.

Essa então funciona como uma alternativa interessante em relação ao Chrome, por exemplo, que continua sendo muito bem integrado em diferentes dispositivos e ferramentas da Google, mas que está muito distante de ser leve. Para quem se interessou pela ideia, o Firefox Focus pode ser baixado em aparelhos Android e iOS.