Adobe Flash será desativado por padrão do Firefox 69 ainda neste ano

1 min de leitura
Imagem de: Adobe Flash será desativado por padrão do Firefox 69 ainda neste ano

O fim do Adobe Flash está cada vez mais próximo. Agora, a Mozilla declarou que o plugin será desativado por padrão de seu navegador a partir do Firefox 69, a ser lançado em 3 de setembro de 2019. A informação foi publicada em um relatório de bugs, que também revela como o processo funcionará. No caso, a versão Nightly será a primeira a receber a mudança, seguida da versão final. No entanto, empresas que precisam do plugin por um tempo terão suporte até o fim do ano. Atualmente o Firefox está na versão 64, assim ainda restam alguns meses para alteração ou recriação de projetos do zero.

Enquanto isso, outros navegadores já seguiram o mesmo caminho. No Chrome, por exemplo, para visualizar algo em Flash, é preciso fazer alteração em suas configurações. Na versão 76 do browser, a ser lançada em julho, isso já não poderá mais ser feito. O Microsoft Edge já não tem a função desde 2017.

Com seu lançamento, há 23 anos, o Flash foi uma ferramenta muito popular na internet, sendo usada na criação e reprodução de multimídia, como em conteúdo de sites e jogos. Mas, nos últimos anos, passou a ser evitada, por ser constante alvo de criminosos, em busca de vulnerabilidades na rede. Inclusive, a própria Adobe já adiantou que não irá mais oferecer suporte ao plugin a partir de 2020, e tem sugerido que projetos nesse sentido sejam substituídos por novas tecnologias, como é o caso do HTML5. Outras opções viáveis e seguras seriam os padrões WebGL e WebAssembly.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.