O Spotify está testando um novo formato de anúncio para sua playlist “Descobertas da Semana”. Juntamente com o “Radar de Novidades”, o recurso é um dos principais atrativos da plataforma de streaming de música, disponibilizando semanalmente uma lista personalizada com várias faixas, selecionadas de acordo com o interesse de seus ouvintes. Dessa forma, ao contrário de apenas exibir vários anúncios nessas playlists – na versão gratuita – as empresas poderão patrociná-las completamente. Logo, além das assinaturas de planos premium, esta seria uma outra maneira de a companhia elevar sua receita. Parte disso, porque o Spotify tem visto o alcance de suas promoções para os planos do tipo familiar e estudantil despencar 6% desde o terceiro trimestre de 2018.

Por outro lado, o serviço já ultrapassou a média de 200 milhões de usuários ativos mensais. Além disso, segundo a empresa, quem ouve o “Descobertas da Semana” costuma usar a plataforma o dobro de vezes a mais do que outros ouvintes, por causa da experiência personalizada que a função oferece. Logo, esta pode ser uma estratégia interessante para que outras marcas promovam seus produtos/serviços de forma mais direcionada, atingindo um público mais adequado, em relação ao que ocorre hoje nas propagandas dentro da plataforma. Também será possível explorar recursos, como mensagens de áudio e vídeo.

Em comunicado, a chefe de soluções globais para parceiros do Spotify, Danielle Lee, afirmou que “A personalização passou rapidamente de uma experiência de consumo agradável para uma experiência de consumo esperada que encanta o público, e os profissionais de marketing estão almejando oportunidades de fazer parte dela.” No caso, a Microsoft será a primeira companhia a explorar o novo formato. Com a ajuda de Inteligência Artificial, será executada a campanha “Empowering us all”, que deve estar relacionada a diversos setores, como educação, saúde e filantropia.