Microsoft agora suporta arquivos .RAW no Windows 10; veja como abrir

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft agora suporta arquivos .RAW no Windows 10; veja como abrir

O formato RAW é um velho conhecido dos fotógrafos, que costuma ser muito utilizado para se obter o máximo de informações em uma imagem. O nome vem do inglês, em que "RAW" significa "cru". Assim, imagens nesse formato possuem muito mais detalhes de cor e luminosidade, ao contrário de outros, como JPEG.

Apesar de não ser muito comum em usos cotidianos, o RAW possui suporte do Windows nas versões 7 e 8 do sistema, algo que infelizmente não estava presente no Windows 10. Contudo, esse quadro mudou: agora, a Microsoft liberou na Microsoft Store uma versão para o formato RAW, com compatibilidade com a maioria das câmeras.

Segundo a empresa, essa extensão adiciona suporte à visualização nativa de imagens capturadas em RAW por câmeras digitais. Assim, ao instalar o pacote, o usuário será capaz de ver tanto as miniaturas quanto os metadados dos arquivos suportados diretamente no Windows File Explorer ou até mesmo o aplicativo de fotos.

Essa nova versão da extensão dá suporte a diversos modelos de câmeras. Contudo, há alguns formatos específicos que ainda não são reconhecidos, como .CR3 e .GPR. A novidade foi criada com um projeto open source, que pode ser acessado neste link. Clique aqui e confira a lista de modelos aceitos pela Microsoft.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.