Em uma época na qual a internet não era tão acessível, os games já eram uma das principais diversões dos mais jovens em fliperamas, computadores, consoles e nos primeiros celulares. Hoje, eles têm recursos avançados, podem ser jogados em vários dispositivos e em qualquer lugar online e offline. Mas em algum momento, a nostalgia daqueles velhos tempos acaba voltando. Por isso mesmo, reunimos 10 games clássicos de diversas plataformas — em versões antigas ou mais modernas —, para jogar de graça no Android ou iOS. Confira!

1. Paciência

Esta versão do Paciência para celular/tablet também foi desenvolvida pela Microsoft. Aqui ele ganhou interface modernizada e novos temas para as cartas e background. Há também quatro opções de jogo: Klondike – Paciência Clássico —, Spider, FreeCell, Pyramid e TriPeaks.

Pode ser jogado offline? Não.

Download: Android e iOS.

2. Campo Minado

Estes apps de Campo Minado para iOS e Android contam com o mesmo design clássico do game dos PCs dos anos 90 e 2000. Aqui não há segredo, é só jogar do mesmo jeito de antigamente.

Pode ser jogado offline? Sim.

Download: Android e iOS.

3. Tetris

Tetris foi uma verdadeira febre em plataformas móveis, como Game Boy, e mais tarde nos primeiros celulares lançados no mercado. Em dispositivos atuais, ele ganhou visual totalmente colorido e galáctico, além de três opções de jogo.

Pode ser jogado offline? Sim.

Download: Android e iOS.

4. Snake (Cobrinha)

Embora existam diversas versões mais modernas do Snake/Jogo da Cobrinha, este app com certeza irá alegrar os mais nostálgicos. Ela tem exatamente o mesmo visual do jogo instalado em diversos celulares no fim dos anos 90 e início de 2000. No caso, é até possível escolher em qual modelo de aparelho deseja jogar, como nos Nokia 5120 e 1100.

Pode ser jogado offline? Sim.

Download: Android e iOS (11.0 ou superior).

5. Xadrez

O velho jogo de Xadrez também pode ser facilmente baixado no celular. Nesta versão, há estatísticas de jogo e opções de jogar contra uma máquina e outros jogadores online.

Pode ser jogado offline? Não.

Download: Android e iOS.

6. Parole

O Parole é um jogo de formar palavras, que teve versões tanto de tabuleiro quanto para Atari. No caso de dispositivos Android, há um app com visual minimalista, em que as palavras devem ser formadas de acordo com as letras mais próximas.

Já no iOS, não há uma versão do mesmo game, sendo o “Palavras conectadas” o mais próximo disso em português. Nesse último caso, o jogo é mais colorido — sendo mais atrativo para crianças —, e nele é preciso adivinhar quais palavras devem ser formadas, de acordo com um pequeno número de letras.

Pode ser jogado offline? Palavras conectadas (iOS): sim; Parole (Android): não.

Download: Android e iOS.

7. Pac-Man

Mantendo o visual clássico, o Pac-Man pode ser encontrado na versão mobile recheado de nostalgia, alguns desafios e bônus para seus jogadores.

Pode ser jogado offline? Sim.

Download: Android e iOS (10.0 ou superior).

8. Sonic

A Sega disponibilizou para download a versão antiga do Sonic, trazendo aquele ar retrô que só uma infância/adolescência nos anos 90 pode proporcionar. Se as propagandas forem um problema, existe a opção sem anúncios por cerca de 8 reais, apenas.

Pode ser jogado offline? Sim.

Download: Android e iOS.

9. Asteroids

Aqui as versões do jogo de arcade são diferentes para iOS e Android, mas atingem o mesmo objetivo de destruir asteroides e naves no espaço. No primeiro caso, o charme fica por conta do efeito de cor neon suave.

Já o segundo, apresenta uma proposta totalmente minimalista.

Podem ser jogados offline? Sim.

Download: Android e iOS.

10. Galaga

Galaga é outro clássico jogo de arcade no espaço. Mas nesse caso os inimigos são vários insetos. Licenciados pela Bandai Namco, estes apps para dispositivos móveis ganharam gráficos mais modernos e imersivos, além de cenários diferentes para cada fase e opções de melhorias para sua nave.

Pode ser jogado offline? Sim. 

Download: Android e iOS.

Bateu aquela saudade? Então, escolha os seus favoritos e bom jogo!