Milhões de avaliações suspeitas são removidas de apps na Google Play

1 min de leitura
Imagem de: Milhões de avaliações suspeitas são removidas de apps na Google Play

Avaliações em aplicativos na Google Play são sempre importantes para que as pessoas saibam tenham um parâmetro sobre aquilo que vão baixar em seus celulares. O problema é que muitas vezes esses reviews com notas não refletem o que realmente é o app e esse monte de “lixo” incomoda não apenas os usuários, mas a própria Google também.

Todo esse trabalho, é claro, tem supervisão humana para evitar que alguns erros óbvios sejam cometidos pelo sistema de IA

Em um esforço para minimizar a quantidade de avaliações inúteis, que acabam alterando a nota geral do app e influenciando os usuários da loja online da Google, a empresa está usando um sistema com inteligência artificial para identificar esses reviews que só atrapalham a opinião das pessoas e deletá-los.

Serviço supervisionado

Todo esse trabalho, é claro, tem supervisão humana para evitar que alguns erros óbvios sejam cometidos pelo sistema de IA, evitando que avaliações verdadeiras sejam apagadas. Segundo a própria Google informou por meio de seu blog de desenvolvedores, em apenas uma semana a plataforma removeu milhões de reviews que não refletiam a realidade e milhares de aplicativos que encorajavam comportamentos escusos.

As avaliações que são apagadas são aquelas que levantam suspeitas, como sequências enormes de cinco estrelas sem nenhum comentário (ou de uma estrela, numa tentativa de alguém sabotar um app) e outros comportamentos que possam indicar que um review não é exatamente honesto sobre o programa. Textos com discursos de ódio ou que não digam respeito à própria avaliação também são removidos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.