Aprenda a acessar detalhes do hardware do seu Android

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a acessar detalhes do hardware do seu Android

Conhecer o hardware que compõe o dispositivo Android, além de bastante útil na hora de comprar, é bem interessante para nos garantir um conhecimento extra. Com tantas combinações de hardware que compõem os dispositivos hoje — alguns até dedicado à games — saber o que roda seus jogos, streaming e aplicativos de mensagens é uma tarefa bastante simples.

Há, para isso, diversos aplicativos com funções semelhantes e escolhemos um deles para ensinar a acessar essas informações — que não vêm nativamente nos dispositivos.

1. Baixando o aplicativo

Na Google Play Store utilize a barra de pesquisa para encontrar Droid Hardware Info, desenvolvido pela InkWired e faça o download.

2. Abrindo o app

Na primeira utilização o aplicativo irá solicitar algumas permissões (para câmera e cartão microSD), para poder avaliar o hardware e salvar relatórios em PDF.

3. Acessando informações

Na aba “Sistema” estão incluídas as informações do processador. Observe, então, o que vem a frente de “Arquitetura da CPU” e em “Conjunto de instruções”. Com elas, podemos definir o tipo de processador que está equipando o smartphone.

O processador é:

  • ARM se estiver: ARMv7 ou armeabi;
  • ARM64 se estiver: AArch64 ou arm64;
  • x86 se estiver: x86 ou x86abi;

Essas definições apresentam o tipo de arquitetura que está no processador. Dados que podem ajudar a selecionar a versão compatível de aplicativos baixados por fora da Google Play Store — no entanto, lembre-se que isso implica alguns riscos de segurança.

É mais comum encontrar celulares com processadores ARM (Advanced RISC Machine ou “Máquina RISC avançada”), mais econômicos energeticamente — presente no Moto Z2 Play, por exemplo. ARM64 é sua evolução, presente principalmente nos smartphones top de linha , apresenta uma melhoria de performance considerável — equipado, por exemplo, no Galaxy S8 e Note 8.

Outras funções do aplicativo incluem a apresentação da frequência do CPU; nome da solução para gráficos; memória RAM (total e restante); armazenamento interno total; conhecer os sensores (e visualizar o funcionamento do giroscópio e acelerômetro) e conexões presentes no Android e informações sobre bateria.

O Tecmundo já publicou uma explicação sobre processadores ARM, presente aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.