A Microsoft liberou ontem (10) a nova versão prévia do Windows 10 19h1 (Build 18928) com recursos que consolidam novidades implementadas na compilação anterior (Build 19272) e adicionam mais opções e funções ao sistema operacional mais usado em desktops pelo mundo.

Essas novidades já estão disponíveis para quem está no programa Insiders do Windows, mas chegarão em versão estável para todo o público apenas no primeiro semestre de 2019. Configura alguns destaques:

Mais opções de login

O Windows 10 agora tem suporte para uma chave física de segurança e bastará plugar um dispositivo no computador para confirmar a identidade de usuário para realizar logins na máquina.

windows 10

Melhorias no Explorador de Arquivos

O Explorador do Windows 10 ganhou um pequeno retoque no seu ícone, que agora tem cores mais fortes e passará a ordenar arquivos por ordem cronológica por padrão (atualmente, o padrão é a ordem alfabética). Quem usa um outro tipo de ordenação personalizada, porém, não sofrerá qualquer alteração.

windows 10

Melhorias no Menu Iniciar

O Menu Iniciar tem um novo atalho rápido para desafixar grupos e pastas em bloco. A ideia é facilitar a vida do usuário que deseja remover diversos itens de uma só vez do menu.

windows 10

Melhorias no teclado de toque

Quem usa o Windows 10 em dispositivos com tela sensível ao toque agora tem mais precisão na digitação usando o teclado de toque. Além disso, a Microsoft afirma estar trabalhando para diminuir a frequência com que o teclado digital aparece sobre o texto quando o sistema está no modo dock.

windows 10

Mais novidades

O Bloco de Notas agora tem suporte para salvar arquivos com codificação UTF-8 (e o formato pode ser definido como padrão para novos arquivos) e passa a exibir um asterisco na barra de título da tela do editor para indicar um arquivo com alterações não salvas.

A tela de configuração do Windows 10 também foi atualizada e conta com um visual estilo instalação de arquivo executável quando a instalação é executada a partir de um arquivo ISO.

Todas as novidades da nova Build 18928 podem ser conferidas neste link.

Cupons de desconto TecMundo: