Preview do Safari vai permitir o uso de autenticação Web com pendrive

1 min de leitura
Imagem de: Preview do Safari vai permitir o uso de autenticação Web com pendrive

A mais recente versão do Safari, o navegador da Apple para internet, vai dar maior segurança para seus usuários: vai ser possível usar um sistema de segurança no qual para fazer logins é necessário usar uma espécie de pendrive de segurança baseados em CTAP2. Isso foi notado no preview mais recente da nova atualização do browser: o suporte a autenticação da Web.

Assim, a nova ferramenta criaria um sistema mais seguro de autenticação usando dois níveis de proteção – a sua senha regular e a permissão dada pelo pendrive. O Safari é o último dos navegadores mais populares a ganhar esse recurso, visto que Firefox e Chrome já possuem suporte para autenticação da Web. Também é possível usar esse recurso no Twitter, no Facebook e até no Office 365.

Esse tipo de método de segurança pode substituir sistemas de dois fatores de segurança que enviam um SMS para o seu número de celular ou usam algum aplicativo para gerar um código de acesso, sendo que não basta para um invasor apenas descobrir a sua senha. Isso diminui muito a quantidade de usuários afetados por ataques de phishing e outros meios de se acessar contas pessoais.

Ainda não se sabe quando o recurso vai ser implementado em larga escala no Safari, mas sua versão preview número 71, que já pode ser baixada, permite o teste da ferramenta imediatamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.