Modo noturno do Google Chrome pode demorar a aparecer no macOS Mojave

1 min de leitura
Imagem de: Modo noturno do Google Chrome pode demorar a aparecer no macOS Mojave
Imagem: xda

Caso a Google queira realmente implementar um modo noturno no seu navegador Chrome, a empresa terá que resolver alguns conflitos primeiro. Esses problemas foram apontados por um desenvolvedor do browser no projeto aberto Chromium, que eventualmente dá origem às versões estáveis do Chrome que milhões de pessoas usam ao redor do mundo.

Antes de qualquer coisa, o design dessa interface escura teria que ser concebido de forma a ser diferenciado do modo anônimo que já existe no Chrome. Quando você abre uma janela desse tipo para que seus rastros na web não sejam coletados, a interface do navegador fica escura, bem do jeito que apps e sistemas operacionais estão implementando modos noturnos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

chromeEsse é o design do atual modo noturno do Chrome (fonte:Google)

Com esse conflito, a mais provável resposta da Google seria modificar a interface do modo anônimo e reservar o visual escuro para um possível modo noturno.

Só que há mais um problema. A versão Mojave do macOS da Apple já conta com um modo noturno para todo o SO e, aparentemente, não é simples para que apps como o Chrome identifiquem quando o SO está com sua interface escurecida. Isso poderia gerar problemas de coesão visual para os usuários do macOS, que talvez não poderiam sincronizar o navegador com o sistema operacional nesse sentido.

“Para o modo anônimo (que atualmente é escuro), desenvolvedores costumavam solicitar ‘chrome.browserAction.setIcon()’ para cada aba e usar um ícone mais claro quando o navegador está em modo anônimo [em seus sites]. Mas essa solução alternativa não pode ser usada para lidar com modo noturno ou temas escuros porque não há qualquer indicação de quando o tema atual é escuro ou claro, ou mesmo se o modo noturno do Mojave está ligado ou desligado”, disse um desenvolvedor no tópico de desenvolvimento do Chrome.

Por causa desse problema, pode ser que o modo noturno do Chrome para macOS acabe sendo limitado de alguma forma ou mesmo demore mais tempo para ser lançado em relação ao que se espera das versões para Windows e Linux.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.