Novo Microsoft Edge será compatível com extensões disponíveis para o Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Novo Microsoft Edge será compatível com extensões disponíveis para o Chrome

Depois de confirmar que passará a fazer parte da comunidade de desenvolvimento em código aberto Chromium (a mesma plataforma que atualiza o Google Chrome), a Microsoft agora dá mais detalhes sobre a nova versão do Edge, que promete ficar mais leve, compatível com as extensões do Chrome e disponível para uma parcela maior de usuários.

Ainda não há previsão de lançamento dessa nova versão do Microsoft Edge

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As informações são extraoficiais, foram retiradas pelo site de Paul Thurrott via Reddit, mas se aproximam muito do que a própria companhia já se posicionou em seu blog com o líder de desenvolvimento do Windows, Joe Belfiore. A novidade deve agradar as milhões de pessoas que usam cofres de senhas e apps de gerenciamento de calendários e produtividade, entre outros programas amplamente utilizados mundo afora diariamente.

“Nossa intenção é dar suporte às extensões do Chrome”, confirmou o gerente do Projeto Edge, Kyle Alden, após uma bateria de perguntas sobre esse tópico no fórum. Embora a notícia seja animadora, essas palavras de Alden também indicam que possa haver certo nível de incompatibilidade ou mesmo que o browser possa nem mesmo suportar os complementos do Chrome. Mas, como outros softwares baseados em Chrome (a exemplo do Vivaldi) possuem essa compatibilidade, não há razão para o Edge ser completamente incompatível com o navegador da Google.

“Para todas as plataformas”

Alden também confirmou algo que ficou no ar na semana passada. Perguntado se o Edge estaria disponível no Xbox One, ele disse que o navegador será oferecido “em todos os dispositivos da Microsoft". Assim, além de ser distribuído para o Windows 7 e 8, ele deve estar nos videogames e na HoloLens.

Para encerrar a bateria de perguntas, o chefe do projeto falou que os novos apps progressivos de web (ou PWA, em inglês) serão construídos como softwares nativos mas o “verniz” será feito via internet — ou seja, a grande base do código será estática, com sua superfície sendo atualizada constantemente via Chromium, com a comunidade realizando constantes ajustes. Alden disse que o EdgeHTML/Chakra continuará sendo utilizado, para manter a retrocompatibilidade e espera distribuir os PWAs tanto diretamente via browser quanto via Microsoft Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.