Se você é daqueles que abrem uma porção de abas simultaneamente no Chrome a ponto de não saber mais onde estão as abas de uma pesquisa ou aquelas relacionadas ao seu trabalho, em breve essa situação deixará de existir. Isso porque a Google trabalha no desenvolvimento de um sistema de agrupamento de abas por categoria.

A novidade ainda está em fase inicial de desenvolvimento, conforme indica o fórum de bugs do Projeto Chromium (a base do Chrome), e foi encontrada numa solicitação de mudança de código submetida nesta semana. Nela, é possível ler o seguinte:

Grupos de guias — Organize guias em grupos visualmente distintos, ou seja, separar guias associadas a diferentes tarefas.

Apesar da descrição genérica, é possível sugerir que o recurso é semelhante ao sistema de agrupamento do Firefox. No navegador da Mozilla é possível separar tudo em “contêineres”, ou seja, etiquetas coloridas que ajudam a identificar a razão pela qual cada aba está aberta.

Como se trata de um recurso em estágio inicial de desenvolvimento, é provável que demore algum tempo até que ele chegue aos canais de teste e, finalmente, ao grande público.