Sejamos sinceros: as câmeras dos smartphones têm feito um ótimo trabalho quando o assunto é registrar momentos marcantes. Porém, ao longo do tempo, a quantidade de imagens armazenadas na memória do celular só aumenta, o que pode ser um problema na hora de procurar uma foto específica ou simplesmente organizar o conteúdo. Confira algumas dicas para ajudar nesse momento:

Crie álbuns

Uma boa forma de deixar a biblioteca de fotos mais organizada é criar álbuns para as imagens, o que faz com que seja mais fácil de acessá-las e, ainda, facilita as buscas entre os arquivos. Um álbum pode ser criado facilmente no celular; basta selecionar as fotos que você quer colocar nele e, em seguida, utilizar a opção "Criar álbum". Isso pode ser feito tanto no Google Fotos quanto no Apple Fotos.

No Google Fotos, é só escolher as imagens desejadas, tocar no ícone "+" e na opção "Álbum" em seguida. Bem simples, né? No caso do Apple Fotos, é preciso tocar no item "Selecionar". Após definir as fotos que irão para o álbum, é só tocar no item "Adicionar em" e, depois, em "Novo álbum".

Encontre fotos rapidamente

Se você gosta de fotografar, é bem provável que tenha uma galeria com milhares de imagens, dificultando a procura por uma foto particular, não é mesmo? Claro que as tags podem ajudar nesse momento, mas é bem pouco provável que você as coloque em todas as suas imagens. Assim, por que não utilizar as buscas inteligentes dos apps? Digitando palavras, como "árvore" ou "pessoa", o Google Fotos e o Apple Fotos trarão as imagens relacionadas ao termo que você digitou, deixando a pesquisa mais fácil.

Outro recurso bacana que a IA tanto do Android quanto do iOS proporciona é a possibilidade de buscar as imagens de acordo com o local. Assim, basta digitar o nome do lugar onde você esteve, e pronto: o algoritmo irá trazer as fotos.  

Reveja os melhores momentos sem instalar nada

Quando passamos por momentos legais com a família e os amigos, é natural tirarmos várias fotos para garantir que tudo fique registrado. Contudo, seria bacana ter acesso a esse material depois de um tempo para relembrar os bons momentos. E seria melhor ainda se fosse possível criar um vídeo ou uma colagem diferente com as imagens sem precisar instalar nenhum aplicativo a mais em seu smartphone.

O Google e o Apple Fotos possuem, entre seus recursos, a opção de combinar os cliques em fotos de destaque, para que você reveja o conteúdo, como álbuns pequenos ou montagens feitas automaticamente. O mais legal é que tudo isso acontece por conta do app e, mesmo assim, você tem controle sobre o que irá aparecer no vídeo.

Caso você queira criar uma montagem ou um vídeo no Google Fotos, basta selecionar o tipo de arquivo e as imagens desejadas. No caso do iOS, é preciso acessar as "Memórias" na galeria de fotos, onde o app faz a montagem de imagens automaticamente, mas também é possível adicionar conteúdos manualmente.

Cupons de desconto TecMundo: