Apple quer tornar a Siri mais útil quando você estiver sem internet

1 min de leitura
Imagem de: Apple quer tornar a Siri mais útil quando você estiver sem internet

Apple está interessada em tornar a assistente virtual Siri mais útil quando você estiver sem uma conexão com a internet. Essa pretensão foi revelada em um pedido de registro de patente feito recentemente pela companhia. Ele descreve um “assistente pessoal offline” capaz de converter o áudio do microfone em texto no próprio dispositivo.

Atualmente, isso é feito nos servidores da Apple por ser uma tarefa intensiva demais para ser realizada em um iPhone. Com a tecnologia descrita no documento da empresa, a ideia seria utilizar um sistema interno de módulos responsáveis por diferentes partes do processo, como reconhecimento do que foi dito, processamento da resposta e conversão para o alfabeto fonético.

Mas a própria companhia admite que um sistema do tipo é difícil de ser feito, principalmente se o objetivo for manter o nível de qualidade das respostas que são processadas remotamente. Pelo que tudo indica, a Apple quer uma Siri realmente offline, com direito a todas as funções que ela executa atualmente, mas sem a necessidade de acessar a rede para conseguir isso. Só ficariam de fora, claro, os comandos que exigem informações disponíveis apenas na internet.

Google fez algo parecido no Android, onde os comandos de voz funcionam, mas de forma bem limitada. Você pode baixar um idioma específico para a memória do aparelho, o que possibilita fazer algumas coisas como criar lembretes, ativar o cronômetro ou alterar configurações do dispositivo. No caso da Siri, só é possível usar comandos offline para pausar, avançar ou pular músicas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.