Encerrar o Windows Mobile parece não estar sendo uma tarefa tão fácil assim para a Microsoft. Embora a companhia tenha deixado de investir em novos recursos para o sistema, ela ainda lança updates de segurança para correções de bugs nos aparelhos remanescentes. Em uma de suas últimas atualizações nesse sentido, o aplicativo do Outlook e a função Calendário deixaram de funcionar. Com isso, alguns fóruns da internet — como o Reddit e Comunidade Microsoft — ficaram lotados de reclamações de usuários do sistema.

A maioria deles apontava que, ao tocar no ícone desses recursos, automaticamente eram direcionados para a tela inicial de seus aparelhos. O problema aparentemente persistia mesmo após algumas pessoas reiniciarem ou darem hard reset nos dispositivos. Segundo o site Windows Latest — especializado no sistema —, rapidamente a companhia se posicionou por meio de um post no Feedback Hub — app da empresa, em que é possível enviar feedbacks e reclamações sobre seus produtos.

No caso, primeiro um de seus engenheiros — identificado como Zack C. — informou que a empresa estava ciente do ocorrido e que, em breve, alguma medida seria tomada. Mais tarde, pelo mesmo canal, ele apontou que tinha sido criado um novo update — 16006.11001.20100 —, mas a correção seria feita por etapas, de forma que não chegaria a todos ao mesmo tempo. Para isso, os afetados teriam que ficar atentos às atualizações da loja da Microsoft. Conforme os últimos posts nos fóruns, a situação de fato está sendo normalizada.