De cara nova: Microsoft Launcher 5.0 é liberado para download

2 min de leitura
Imagem de: De cara nova: Microsoft Launcher 5.0 é liberado para download

Launchers são ferramentas ideais para quem busca uma experiência mais personalizada ou pelo menos diferenciada do visual tradicional do Android. Um dos apps mais famosos nesse sentindo é o da Microsoft, que conta com design bem limpo e organizado, além de fácil integração com outros serviços da companhia. Depois de disponibilizar a versão 5.0 Beta, ela já pode ser baixada por todos os usuários. No total, foram feitas 5 mudanças, como pode ser visto a seguir.

1. Novo layout para o feed

O layout de feed ganhou novo design, sendo organizado em três abas: “Visão geral”, “Notícias” e “Linha do tempo”. Na primeira, há informações gerais, como: calendário, documentos editados, apps mais usados, anotações, contatos frequentes e controle de pais. Na segunda, as principais notícias do momento são separadas por temas. Na terceira, são resumidas atividades sincronizadas entre PC e celular.

2. Linha do tempo: sincronização de tarefas do PC no celular

Esta guia reúne atividades de navegação e edição de documentos do Office feitas ou iniciadas no PC. Nesse último caso, é também possível continuar trabalhando nesses arquivos diretamente no celular. Para isso, é necessário que o Windows no computador esteja conectado com a mesma conta Microsoft usada no smartphone. Já as atividades na web, só aparecem se o navegador usado em ambos os dispositivos for o Microsoft Edge ou Chrome — com o uso da extensão Timeline support.

3. Feed de notícias atualizado com a Microsoft News

O antigo widget de notícias do lançador é agora alimentado pela Microsoft News — ferramenta da companhia que reúne notícias de diversos veículos do mundo. Esse recurso pode ser personalizado pelo usuário tanto em relação à escolha de temas quanto de idioma.

4. Controle de pais com o recurso “Família”

Na aba “Visão geral”, foi incluído um recurso de segurança gratuito: o “Família. Com isso, pais ou responsáveis devem adicionar o contato das crianças— e-mail ou telefone —, para ter acesso às suas atividades online bem como sua localização em tempo real.

5. Envio de e-mails mais simples com a Cortana

Enviar e-mails ficou mais fácil com a ajuda da Cortana, pois os usuários não precisarão mais mencioná-la várias vezes durante esse processo.

Com essas mudanças, nota-se que a Microsoft quis dar mais ênfase para soluções e produtos próprios. Assim, elas só fazem sentido para quem realmente procura uma nova interface e/ou usa com muita frequência recursos da companhia. Para baixar ou atualizar a versão 5.0 do Launcher, basta acessar a Google Play Store.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.