Como testar sua rede através do comando ping

1 min de leitura
Imagem de: Como testar sua rede através do comando ping

Existem diversas formas de executar um teste de velocidade da sua conexão com a internet, inclusive uma disponibilizada aqui no Tecmundo, onde é possível determinar as taxas de download e upload. Além disso, também é fornecido o valor do ping em relação o servidor que realiza as medições.

Ping?

O valor fornecido no teste acima serve como um referencial geral, mas em alguns casos é preciso realizar essa verificação com um servidor específico. A função é bem interessante para quem joga online, pois através dela é possível saber o tempo de resposta entre um comando enviado pelo seu computador e o servidor que administra o jogo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além do tempo, o teste também informa se a conexão entre as máquinas está autorizada, algo que pode indicar problemas de conexão ou possíveis bloqueios. Este guia mostra como realizar o procedimento em um computador com sistema operacional Windows. O IP de destino pode estar rodando Windows, macOS ou Linux, pois o comando é universal.

1. Executar

O primeiro passo é abrir a caixa de diálogo “executar”. Para isso, basta pressionar o logotipo do Windows, que está ao lado do botão ctrl, junto com a letra “r”. Na janela que surgir, digite “cmd” e pressione enter.

2. Prompt de comando

Já no prompt de comando do Windows, digite “ping” e o endereço IP do computador com o qual você quer testar sua conexão, deixando um espaço entre as duas informações. Caso o objetivo seja testar a velocidade de resposta de um site, você pode digitar diretamente o endereço, pois nesse caso o IP é obtido de forma automática.

3. Análise de resultados

Os resultados mostram o tempo necessário para que 32 bytes de dados saiam do seu computador, cheguem a determinado endereço e voltem. No caso da imagem acima, o teste foi feito com o site www.google.com e o tempo de resposta é bem satisfatório. Caso exista algum problema, será indicada a quantidade de pacotes perdidos ou a mensagem “esgotado o tempo limite do pedido”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.