Uma aplicação para HoloLens chamada “OpenSight Augmented Reality System” foi aprovada pelo governo dos EUA para uso médico. Essa ferramenta basicamente traz realidade mista para a mesa de cirurgia, permitindo que o médico possa planejar uma operação com mais precisão e eficiência.

Isso porque a ferramenta pode ser alimentada com exames de imagem e, em seguida, consegue projetar um elemento gráfico de realidade aumentada sobre o corpo real do paciente. Com isso, o médico ou médica pode fazer uma avaliação da cirurgia em tempo real.

O OpenSight consegue replicar imagens 2D, 3D e 4D sobre o corpo dos usuários por meio do HoloLens da Microsoft. Ele permite inclusive compartilhar a mesma experiência entre vários médicos que também estejam utilizando o HoloLens.

“Essa é uma tecnologia transformadora que poderá unir exames por imagem com realidade aumentada a fim de melhorar a precisão, velocidade e segurança de procedimentos médicos”, disse Dr. Wendell Gibby, CEO da Novarad, empresa que criou a aplicação.

Esse app também tem uma versão educacional que poderá ser utilizada por professores e alunos de medicina para fins de prática em cadáveres. É possível conhecer mais sobre a novidade aqui.