“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, já diria o provérbio popular. E essa frase descreve com perfeição o mais recente lançamento do Telegram: 20 pacotes de adesivos para incrementar a biblioteca do rival WhatsApp.

Mas por que raios o Telegram se daria ao trabalho de criar aplicativos que contém alguns de seus adesivos mais distintos e publicá-los na Play Store justamente com foco nos usuários do WhatsApp?

A resposta é simples: tentar roubar usuários do mensageiro verde.

whatsapp telegramAo adicionar adesivos no WhatsApp, o Telegram espera roubar usuários do rival (fonte: Xataka)

Para adicionar os pacotes de adesivos ao WhatsApp, você precisa antes instalar um dos dois (baixe aqui ou aqui) aplicativos que o Telegram lançou na loja de apps do Android. Abrindo essas aplicações, você verá botões de “+” ao lado dos pacotes de adesivos, o que lhe permite escolher apenas os que lhe interessam.

Note que, para usar esses pacotes, é necessário estar rodando uma versão do WhatsApp compatível com o recurso.

No fim da lista de pacotes de adesivos, entretanto, existe um botão que oferece uma “proposta curiosa”: “Baixe o Telegram para uma experiência de mensagens superior”.

telegramSerá que vai render frutos? (fonte: Xataka)

Naturalmente, a expectativa é de que, oferecendo parte de sua funcionalidade no WhatsApp (os pacotes de adesivos que fazem sucesso no Telegram desde 2015), alguns usuários sintam-se atraídos pelo concorrente.

Será que vai funcionar? Deixe sua opinião na seção de comentários.

Cupons de desconto TecMundo: