9 truques que podem potencializar sua experiência no Spotify

3 min de leitura
Imagem de: 9 truques que podem potencializar sua experiência no Spotify

O Spotify já se tornou um serviço de streaming essencial para quem sempre gosta de ouvir e descobrir música tanto no PC quanto em dispositivos móveis. Mas, apesar de já ser bem bastante conhecida, a plataforma reserva alguns truques, que podem melhorar ainda mais a sua experiência sendo um usuário iniciante e até mesmo veterano. Por isso, separamos 9 recursos do Spotify para você experimentar em seu repertório diário. Confira.

1. Salve suas playlists da “Descobertas da semana” e “Radar de novidades”

“Descobertas da semana” e “Radar de novidades” são, com certeza, um dos melhores recursos do Spotify. Tratam-se de playlists criadas automáticas a partir de sua atividade na plataforma. Mas depois de alguns dias essas listas são substituídas por novas. Um jeito muito fácil de salvá-las é abrir o app da plataforma em seu PC, fazer o comando CTRL + a, clicar com o botão direito sobre a seleção e finalizar em “nova playlist”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

2. Altere a qualidade das músicas que você ouve (versão Premium)

Quem é assinante do Spotify Premium pode controlar a qualidade das músicas que ouve tanto online quanto offline. Isso pode ser feito acessando a seção de preferências do aplicativo no PC, na parte de configurações do app no Android ou nas configurações e depois em “reproduções” no iOS.

3. Ouça, ou não, recomendações automáticas de suas playlists

Logo abaixo da última música de todas as suas playlists pessoais, há diversas recomendações de canções semelhantes àquelas listadas. No caso, você pode adicionar as que mais gostar e incrementar sua seleção. Entretanto, caso queira que as reproduções não comecem de modo automático, vá até a seção de preferências e desabilite o botão “autoplay”.

4. Refine suas buscas com palavras-chave específicas

É possível encontrar músicas, artistas, playlists e gêneros musicais específicos a partir de pesquisas muito detalhadas no serviço de streaming. Para chegar a bons resultados, basta digitar no campo de busca algo do tipo: “alternativo: 1980”, “heavy metal: 1990”, “alternative hip-hop”, etc.

5. Experimente o Spotify Web Player em seu navegador

Muitos dos usuários do Spotify têm o costume de ouvir músicas por meio dos aplicativos para PC e dispositivos móveis. Mas existe também uma versão que pode ser acessada no navegador (Chrome ou Firefox), sem a necessidade de instalar nada. Isso pode ser feito diretamente neste link.

6. Otimize suas descobertas veiculando sua conta Spotify à Last.fm

A Last.fm é uma ótima ferramenta para quem gosta de conhecer novas músicas constantemente. Lá é possível conectar-se com pessoas de diversos gostos musicais e ter acesso a recomendações de novos artistas sempre. E uma forma de potencializar tudo isso é veiculando sua conta do Spotify à plataforma. Nesse caso, com a Last.fm aberta vá até a parte de configurações, depois em aplicações e faça seu login no serviço de streaming.

7. Tenha uma playlist infinita de recomendações com o recurso “Rádio”

O botão “Rádio” do Spotify é uma outra maneira de conhecer músicas semelhantes a um estilo/artista específico. O bom é que as músicas vão sendo atualizadas automaticamente sem a necessidade de mexer em nada. Para isso, toque/clique no menu representado por três pontos — ao lado de uma playlist ou música — e depois selecione a opção “ir para rádio”.

8. Conheça a versão mais leve do app para Android: Spotify Lite

As versões “lite” de qualquer app estão aí para salvar nossa vida quando a internet é bem restrita e/ou há pouco espaço no celular. No caso, baixar o Spotify Lite pode ser uma boa saída, já que é bem mais leve do que a versão tradicional e permite o controle de uso de dados de acordo com as suas necessidades. Claro que ele não tem os mesmos recursos da outra opção, mas ainda assim tem o necessário para se curtir uma boa música.

9. Filtre o que deve ou não ser compartilhado com seus seguidores

Nem sempre queremos tornar público tudo o que ouvimos na plataforma de streaming. Para restringir essa informação, é só ir até a seção de “preferências” e ativar a opção “sessão particular”. De forma específica, suas playlists também podem ser configuradas no modo secreto no menu com sinal de três pontos — localizado ao lado de cada playlist.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.