5 dicas de aplicativos para melhorar suas fotos tiradas com o celular

2 min de leitura
Imagem de: 5 dicas de aplicativos para melhorar suas fotos tiradas com o celular

A revolução fotográfica observada nas últimas décadas deu um salto ainda maior com os smartphones. A possibilidade de bater fotos com resoluções cada vez melhores ao alcance da sua mão fez com que diversas companhias investissem nas lentes das câmeras de aparelhos celulares como um diferencial. Embora não substitua uma máquina profissional, as possibilidades criadas com esta expansão são as mais diversificadas possíveis.

Com isso, cresceram também as ferramentas para edição de fotos. Separamos alguns truques bacanas que podem ser feitos direto do smartphone para deixar seus retratos ainda mais interessantes. Confere com a gente!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1 - Combinar fotos sob camadas

O recurso é bem conhecido de quem já utiliza ferramentas de edição de imagem. Com o Adobe Photoshop Mix, disponível para Android e iOS, é possível, além de combinar os retratos, também cortá-los e fazer mudança de cores.  A parte boa é que não é preciso ter um tablet ou PC para fazer a atividade.

2 - Remover objetos/pessoas das fotos

Esse é um truque bem bacana caso haja necessidade de cortar um pedaço da foto que não ficou muito bom ou se houver alguém indesejado na imagem. Como nem todo Foto Tomb é intencional, utilizando o TouchRetouch (R$ 5,00) é possível tirar algo que não agrade e com ferramentas simples, deixar a imagem o mais natural possível.

3 - Ajuste de foco

A nova geração de iPhones já possuem a funcionalidade para que o foco seja ajustado de acordo com a intenção do usuário. Basta selecionar a edição no arquivo desejado para que essa opção seja utilizada. Tanto para o foco no objeto mais próximo à câmera e borrar o fundo e vice-versa. Todavia, para Android esta função não vem de fábrica. Uma boa opção é o Photo Blur. O app é um jeito rápido e eficiente para realizar os ajustes nas fotos.

4 - Realçar/Amenizar cores

Muitos dos retratos tirados de maneira espontânea tendem a não expressar o que o autor gostaria de capturar. Isso porque uma câmera no automático tende a fazer ajustes mas não todos os necessários, especialmente quando tratamos de cores. Neste caso, tanto para Android quanto para iOS é possível alterar com simples ajustes para tons mais quentes ou frios, de acordo com o interesse do usuário, utilizando o Google Fotos.

5 - Remover pequenos detalhes

Quem nunca usou um filtro do Instagram para esconder alguma marca indesejada? Enquanto algumas grandes revistas exageram na edição das fotos, é sim possível utilizar efeitos sutis neste processo. O Pixlr está disponível tanto para Android quanto iOS e é ótimo como ferramenta nestas pequenas edições. Selecionar a foto, utilizar um pincel para cobrir uma mancha ou marquinha indesejada e de quebra, o aplicativo utiliza as cores em volta para dar um tom mais real a este pequeno retoque.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.