Depois do dia 15 de outubro, onde celulares da TIM tiveram seus horários adiantados em uma hora, agora (domingo, dia 21), foi a vez do problema afetar todas as operadoras: TIM, Vivo, Claro, Nextel e Oi. Vários usuários reclamaram do ocorrido. Apesar do Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal) garantir que as teles não são as responsáveis pela falha, ele também não explicou qual foi a origem do erro.

Para conhecimento, o horário de verão começa no dia 4 de novembro. O MEC havia pedido um adiamento desta data por causa do ENEM, mas a Presidência informou que não poderia atendê-lo.

Quem continua com o problema pode tentar reajustar o horário reiniciando o celular num local onde ele tenha sinal da operadora. Caso não resolva, ou queira evitar que o celular sofra uma nova alteração de horário automaticamente, basta seguir o tutorial abaixo.

Como resolver o problema no Android

1. Acesse a bandeja de apps e procure por “Config./Configurar” e toque nele. Vá até “Sistema”;

2. Toque em “Data e Hora”;

3. Toque em “Fuso horário automático” para desabilitá-lo;

4. Agora toque em “Selecionar fuso horário”. Escolha “Horário Padrão de Brasília”. Isso deve mudar o horário para o correto;

5. Caso a opção anterior não esteja disponível, você pode ajustar o horário manualmente e impedir que ele seja alterado de forma automática. Para isso, cheque o horário certo em outra fonte, como a internet, depois desabilite “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”;

6. Agora toque em “Definir hora” e ajuste-a. Provavelmente não será necessário mexer nos minutos.

Como resolver o problema no iOS

Aqui vale a mesma recomendação de reiniciar o iPhone num local onde a rede da operadora esteja funcionando bem. Se, mesmo assim, ainda não resolver, siga os passos abaixo:

1. Acesse as configurações pelo ícone “Ajustes” e vá até “Geral”;

2. Toque em “Data e Hora”;

3 Desative a opção “Automaticamente” e toque em cima da data e da hora para ajustá-las manualmente.

Feito! Depois que o horário de verão começar, você pode tentar mais uma vez marcar a opção de “horário automático” e reiniciar o aparelho, tanto no Android quanto no iOS, e checar se agora o celular se reconfigura corretamente.

Cupons de desconto TecMundo: