Tocar qualquer instrumento é complicado se você não tem pelo menos alguma noção de musicalidade e notas musicais, mas a tecnologia pode dar um jeito nisso. Uma inteligência artificial desenvolvida pela Magenta, equipe de pesquisa criativa da Google, funciona como uma interface para que qualquer pessoa realize improvisações em um piano.

Chamada de Piano Genie, ela foi inspirada no jogo “Guitar Hero” e exige que o usuário apenas toque sobre as teclas de um controle conectado ao piano. A interface inteligente transforma esses toques em sequências lógicas e harmoniosas no próprio piano, resultando em uma improvisação profissional, por assim dizer.

Além do controle físico que aparece no vídeo abaixo, o Piano Genie conta com uma versão para web na qual basta usar as teclas de 1 a 8 no teclado do seu computador para experimentar.

Tudo isso funciona com base em aprendizagem de máquina: o programa consiste em uma rede neural que foi treinada com milhares de músicas clássicas em piano e, assim, aprendeu quais notas normalmente vêm em sequência. Dessa maneira, quando o tocador leigo executa uma nota simples, o programa reproduz essa e mais outras logo em seguida, criando uma melodia harmoniosa.

Com essa iniciativa, a ideia de Chris Donahue, estagiário da Google e um dos criadores do Piano Genie, é mostrar como a inteligência artificial pode auxiliar no desenvolvimento da criatividade humana. “Eu queria mesmo desenvolver uma ferramenta que pudéssemos dar a alguém que não sabe tocar, e esse conjunto poderia criar música com algum tipo de intenção”, explicou o desenvolvedor.

Cupons de desconto TecMundo: