Uma versão inacabada do Android Pie 9 para o Galaxy Note 9 vazou nesta semana, e o XDA Developers publicou hoje (08) uma grande análise sobre o novo software da Samsung. Aparentemente, a empresa está buscando uma modificação bastante profunda na sua interface Samsung Experience 10, trazendo inclusive um tema escuro para todo o sistema.

A ROM que o veículo obteve é uma versão ainda bastante crua, mas já mostra uma série de novidades. O desenho dos botões de navegação do Android no fundo da tela, por exemplo, foi novamente modificado e ficou agora bem parecido com o da Xiaomi.

Outra mudança rapidamente perceptível foi feita na área de notificações e nas configurações rápidas. Os botões para ligar e desligar WiFi, 4G, Bluetooth e por aí vai foram refeitos, e a forma como cada notificação aparece nessa área também está diferente.

samsung experience 10Fonte: XDA

Temos a predominância de elementos escuros por toda parte, além de algumas transparências com um aspecto fosco que lembra um pouco o iOS. A tela de configurações completas também está sendo modificada e um fundo preto com cartões brancos, os quais se tornam cinza no modo noturno.

Os elementos pertinentes à S Pen ainda estão meio que mesclados, com algumas novidades, mas vários ícones ainda permanecem no tema anterior. O app de câmera também foi modificado e agora se parece muito com o do mais recente Galaxy A7.

Apps da própria Samsung como o Bixby Home, Mensagens, Email e vários outros também tiveram uma interface redesenhada. Há, contudo, várias inconsistências que apontam para um trabalho ainda inacabado. Isso poderia indicar que a atualização da Samsung para o Android Pie no Note 9 e no S9/S9+ deve demorar mais do que o esperado.

Ainda assim, não temos qualquer previsão de quando os usuários dos aparelhos da coreana poderão aproveitar essas novidades.