Falha de dia zero do macOS Mojave poderia resultar em roubo de dados

1 min de leitura
Imagem de: Falha de dia zero do macOS Mojave poderia resultar em roubo de dados

A Apple colou o novo macOS Mojave 10.14 na rua na última segunda (24) e uma falha de dia zero já preocupa a comunidade. Descoberta pelo pesquisador de segurança Patrick Wardle, da Digita Securit, o bug abre brecha para que invasores superem as defesas do sistema operacional e instalem um malware no computador.

Em vídeo postado no Twitter, o pesquisador exibe uma tentativa malsucedida de acessar a agenda do macOS até que ele executa um script que simula um malware. Com isso, ele consegue acessar o aplicativo e, obviamente, todos os dados ali armazenados.

O que mais chama atenção na ação descrita por Wardle é a simplicidade com que as defesas do novo macOS é superada. O especialista não dá detalhes de como o problema é explorado em si, o que faz sentido porque a intenção dele é alertar a Apple, não oferecer um guia para que potenciais invasores acessem computadores da marca de forma não autorizada.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o caso, mas isso deve acontecer em breve. Esta notícia será atualizada assim que a Maçã se posicionar publicamente a respeito da falha de dia zero descoberta por Wardle no novo macOS Mojave.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.