Chrome 70 Beta recebe reconhecimento online de superfícies e formas

1 min de leitura
Imagem de: Chrome 70 Beta recebe reconhecimento online de superfícies e formas

Google implementou o reconhecimento de formas e superfícies no Chrome 70 Beta. Essa API é um conjunto de outras três: reconhecimento de faces, reconhecimento de códigos de barras e reconhecimento de textos. A explicação técnica da Google sobre as funcionalidades das APIs diz:

“Diante de uma imagem bitmap ou um blob, a API de reconhecimento de faces retorna a localização dos rostos e os locais dos olhos, narizes e bocas dessas faces. Para ter um controle simples de desempenho, você pode limitar o número de faces retornadas e priorizar a velocidade. A API de reconhecimento de códigos de barras decodifica códigos de barras e códigos QR em strings. O valor pode ser qualquer coisa, desde um único conjunto de dígitos até texto de várias linhas. A API de detecção de texto reconhece texto em latim-1 (como definido na ISO 8859-1) em imagens."

Essas três APIs juntas podem oferecer oportunidades interessantes para desenvolvedores web, assim como novas formas de interações para os usuários. A capacidade de reconhecer rostos adiciona mais segurança ao navegador, o reconhecimento de textos embutidos em imagens pode ser útil de várias maneiras, e o reconhecimento de códigos de barras e QR adiciona facilidade e faz poupar tempo para digitar números enormes.

Outras atualizações que o Chrome 70 Beta recebeu foram: o update da API de Autenticação Web, que “adiciona suporte a um tipo PublicKeyCredential, permitindo que os aplicativos da Web criem e usem credenciais fortes, criptografadas e com escopo de aplicativos para autenticar usuários com mais segurança” (função adicionada na versão 67 para PC); outra atualização dessa API vai permitir o uso do TouchID no MacOS e o sensor de impressões digitais em dispositivos Android.

Além disso, há o suporte para o protocolo TLS 1.3, que melhora a eficiência e a segurança, a possibilidade de comunicação com dispositivos Bluetooth no Windows 10 e a saída automática do modo tela cheia.

A versão 70 Beta do Chrome está disponível para Android, Windows, MacOS, ChromeOS e Linux.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.