Todo mundo sabe que um dia vai morrer, e esse app faz questão de lembrar

1 min de leitura
Imagem de: Todo mundo sabe que um dia vai morrer, e esse app faz questão de lembrar

A morte é a única certeza da vida. E, mesmo sabendo que ela é inevitável, preferimos não pensar muito sobre.  Mas o aplicativo WeCroak — em tradução livre, “nós coaxamos”  foi criado para lembrar seus usuários do fato não só uma, mas cinco vezes ao dia. Embora a ideia de tê-lo em seu celular possa parecer meio mórbida, há algumas razões para diversas pessoas usarem a ferramenta.

Com uma interface minimalista, WeCroak é descrito como um aplicativo que encoraja momentos de “contemplação, respiração consciente e meditação”. Ao contrário de seus concorrentes, como o Calm, ele dispensa exercícios tradicionais de relaxamento mindfulness e simplesmente envia notificações, em momentos inesperados, ao celular de quem o instalou. Então, ao tocar a tela do aparelho, surgirá uma frase de um pensador, escritor ou famoso sobre a morte.

Segundo o site oficial do app, ele foi inspirado em um pensamento do povo butanês, que diz: “Para ser uma pessoa feliz, é preciso contemplar a morte cinco vezes ao dia”. Assim, a ideia é que cada citação leve o indivíduo à reflexão sobre a vida, a fim de perceber o que realmente importa, aproveitando cada momento da melhor maneira. Afinal, um dia sem mais nem menos a morte vai chegar.

Pode ainda parecer estranho, mas várias pessoas que experimentaram a funcionalidade garantem que ela pode fazer a diferença. Exemplo disso é Bianca Bosker, jornalista do The Atlantic. Sendo uma das primeiras a utilizá-la, afirma que a plataforma a ajudou a encontrar a paz interior de certa forma. Na App Store, outro usuário, Azriel K., diz gostar da opção, pois a considera simples, honesta e útil para encarar parte de seus problemas cotidianos.

Há quem defenda que os demais aplicativos dessa linha tendem a ser cansativos, por enviarem muitas notificações e “exigirem” tempo para exercícios. Por isso, acabam causando dois efeitos contrários: estresse e aumento do tempo de permanência no celular. Nesse caso, WeCroak acabou vencendo.

Gostou dessa forma excêntrica de meditar? Caso queira instalar o app, será preciso desembolsar apenas R$ 3,29 (Android) ou R$ 3,50 (iOS).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.