Apple libera iOS 12 e atualiza outros sistemas; confira o que mudou

3 min de leitura
Imagem de: Apple libera iOS 12 e atualiza outros sistemas; confira o que mudou

Quando anunciou a nova fornada de iPhones, na semana passada, a Apple avisou que lançaria a nova versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis e também para wearables e a plataforma para TV. Eis que o dia chegou e a Maçã liberou o iOS 12, o watchOS 5 e o tvOS 12. E o que mudou?

Bem, a começar pelo iOS 12, que roda em iPhones, iPadsiPods com o iOS 11. Sua versão com todas as novas funcionalidades só vão funcionar a partir do iPhone 5s, o iPad mini 2 e o mais recente iPod. Nos aparelhos mais antigos, deve melhorar significativamente o desempenho ao iniciar o teclado, compartilhar arquivos e tirar fotos, com acesso de câmera até 70% mais rápido em relação às gerações anteriores.

Esta é a primeira versão a incluir a ferramenta “Tempo de tela”, que ajuda você a gerenciar o tempo gasto em aplicativos; e as notificações passam a ser agrupadas de maneira inteligente. O “Modo Noturno” ganhou mais opções de alertas, incluindo a possibilidade de diminuir a frequência.

ios 12Novos Animojis e FaceTime com até 32 participantes

Os Animojis ganharam uma nova edição, chamada de Memoji, que só deve rodar no iPhone X e nos novos iPhones XrXs e Xs Max. Já o FaceTime vai permitir que as chamadas de vídeo tenham até 32 participantes simultâneos. Com relação à assistente digital Siri, ela agora é mais proativa e oferece sugestões e novos atalhos para entradas de comando mais simples e rápidas.

São vários os ajustes, em todas as frentes, incluindo o novo ARKit 2 para melhorar as experiências em realidade aumentada; aumento da privacidade com direito proteção de cookies no navegador Safari; apps de navegação de terceiros no CarPlay e mais informações sobre a bateria do aparelho, entre outros coisas. A lista completa você confere aqui.

watchOS 5 traz esporte em tempo real, podcasts e mais

Como de praxe o sistema operacional para os Apple Watches traz muitas novas funcionalidades para saúde e bem-estar. Agora é possível você criar competições com os amigos, com pontuação de acordo com uma série de exercícios em uma semana.

A detecção automática para malhação envia alertas para iniciar o aplicativo, dando crédito retroativo para treinos já iniciados e alertas finais. A seção para yoga e caminhadas agora possui um rastreamento mais preciso de métricas. Já os fãs de esportes poderão sintonizar placares ao vivo de partidas em andamento.

Os Apple Podcasts oferecem várias histórias sobre ciência, gastronomia, negócios, entre outros temas, com sincronização automática de novos episódios e integração com a Siri. Outra grande novidade é a função Walkie-Talkie, que permite enviar mensagens curtas para outro Apple Watch — algo que pode ser especialmente útil em um festival ou em uma praia lotada, por exemplo.

apple watch

Assim como o iOS 12, o agrupamento das notificações foi melhorado, de forma que não é mais necessário rolar tanto para ver todas. Confira as mudanças aqui.

tvOS 12 melhora suporte à resolução 4K e conta com suporte de áudio Dolby Atmos

A ideia com essa atualização é melhorar a experiência com resolução 4K e oferecer uma verdadeira experiência de cinema dentro de casa. Para isso, a Apple vai oferecer a maior coleção de 4K HDR e o Apple TV será o único serviço de streaming com certificação Dolby Vision e Dolby Atmos. A programação terá suporte da segunda maior operadora de TV a cabo dos Estados Unidos, a Charter Communications.

A autenticação para os serviços ficou mais simples, com preenchimento automático das senhas do iPhone e do iPad. O Apple TV Remote foi adicionado à Central de Controle de smartphones e tablets, para facilitar o controle rápido da plataforma. Com relação ao visual, o sistema contará com mais imagens aéreas feitas pelos astronautas da NASA como opção para proteção de tela.

tvos

Os sistemas de controle do app Casa, como o Control4, Crestron e o Savant, agora podem ser utilizados para manusear a Apple TV, inclusive com o uso da Siri por meio dos comandos de voz. O update está disponível para a Apple TV 4K e a quarta geração da Apple TV.

Como atualizar?

A atualização de todos os dispositivos pode ser feita manualmente por meio das configurações gerais de cada um, a partir de uma opção para “atualizar o software”. O iOS 12 possui uma nova opção de update automática para iPhones, iPads e iPods.

Vale destacar que a própria Apple lembra que nem todas os recursos de cada sistema operacional estão disponíveis em todas as regiões ou idiomas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.