Próximo update do Windows 10 vai usar mais a nuvem para liberar seu espaço

1 min de leitura
Imagem de: Próximo update do Windows 10 vai usar mais a nuvem para liberar seu espaço

A próxima atualização do Windows 10, planejada para acontecer no mês de outubro, vai ter como foco o sistema de armazenamento, que vai usar de maneira mais inteligente e prática o OneDrive, o serviço de computação em nuvem da Microsoft. Assim, a utilização do OneDrive no Windows vai ser mais “inteiriça”, sem emendas, ou como é falado em inglês, seamless.

O recurso Storage Sense vai apagar do seu armazenamento local e deixar apenas na nuvem certos arquivos que você não pediu para acessar offline

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso significa não deixar claro para o usuário onde termina uma coisa e começa outra, ou seja: você vai poder configurar arquivos do seu computador para serem armazenados na nuvem, mas eles vão continuar aparentemente na pasta onde você resolveu colocá-los em seu computador.

Tudo vai poder ser personalizado – é possível ter o arquivo apenas na nuvem, liberando espaço do seu HD. O que você vai ver lá na pasta é apenas uma “imagem” dele que pode ser clicada para recuperá-lo da internet. Você também poderá escolher o que vai ficar offline no seu computador para que seja possível acessar arquivos e documentos diversos sem a necessidade de se conectar à internet.

Cuidando do seu armazenamento

Um pouco desse gerenciamento vai ser feito de maneira automática para facilitar um pouco a vida dos usuários. O recurso Storage Sense vai apagar do seu armazenamento local e deixar apenas na nuvem certos arquivos que você não pediu para acessar offline.

O próprio sistema operacional vai determinar o que pode ser deixado apenas na nuvem

O próprio sistema operacional vai determinar o que pode ser deixado apenas na nuvem – ele vai usar como base a última vez que aquilo foi usado; quanto mais tempo um arquivo ficar parado, maior a chance dele ser deixado apenas nos servidores da Microsoft. Arquivos temporários e outras coisas sem muita utilidade imediata e que ocupam espaço no seu disco também vão ser excluídos e deixados apenas na nuvem.

Tudo isso aí, é claro, pode ser personalizado e o processo de “limpeza” pode ser configurado para acontecer quando você quiser e com a frequência desejada, inclusive quais arquivos devem ser mantidos sempre offline no computador. Esses recursos vão estar disponíveis no próximo update do Windows 10.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.