Moderadores do Facebook têm uma rotina complicada revisando o conteúdo perturbador que é publicado na rede social, uma área da companhia alvo de polêmicas devido às suas diretrizes, que nem sempre são muito claras. E quase sempre que executivos da empresa são questionados sobre esse assunto, eles apontam os avanços no campo da inteligência artificial como uma possível solução.
Nossos vídeos em destaque
Tendo isso em mente, o Facebook anunciou o desenvolvimento de uma IA batizada de Rosetta com o objetivo de identificar textos publicados em imagens e vídeos, algo que acontece com bastante frequência na rede social. Com isso, o algoritmo que o Facebook utiliza para moderar publicações em texto poderia ser aplicado também a outros tipos de conteúdo.
)
A Rosetta utiliza aprendizagem de máquina para reconhecer as palavras em imagens e textos e transcrever essas informações. De acordo com a companhia, ela já foi colocada em operação e está atualmente extraindo o texto de mais de 1 bilhão de postagens feitas no Facebook e no Instagram todos os dias. Um dos exemplos citados pela companhia no anúncio pode ser visto acima e envolve um meme utilizando a famosa fonte Impact.
Além de poder ser utilizada nessa moderação de possíveis memes ofensivos, o Facebook acredita que a Rosetta também tenha outras utilidades, como melhorar os leitores de tela utilizados por deficientes visuais e entregar buscas por imagens mais relevantes.
)
)
)
)
)
)