4 funções do seu smartphone que usam Inteligência Artificial

2 min de leitura
Imagem de: 4 funções do seu smartphone que usam Inteligência Artificial

Quando alguém fala em Inteligência Artificial, você é do tipo que imediatamente imagina um androide perfeitamente construído, à la "Westworld"? Muita gente pode ficar desapontada pelo fato de a tecnologia não ter chegado lá ainda. Apesar disso, você pode não saber ou perceber, mas avanços como a própria A.I. (de Artificial Intelligence) já está, sim, presente em diversos aspectos do cotidiano!

No fim das contas, não se trata de um conceito tão novo assim. O novo é a possibilidade de ter experiências avançadas com a inteligência artificial utilizando dispositivos móveis, como smartphones, assistentes pessoais e câmeras conectadas. Abaixo, você confere quatro funções que estão no seu bolso e são possibilitadas por esse tipo de tecnologia!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Menos bateria consumida

Sabe aquele problema de quando os níveis de bateria parecem desaparecer do telefone? A inteligência artificial ajuda substancialmente na redução do consumo de energia, pois entende a necessidade de cada usuário e como cada aplicativo desempenha melhor no smartphone; assim, pode até desabilitá-lo quando está sem uso.

2. Melhora na qualidade de fotos e vídeos

Lembra que a gente falou aqui como o Machine Learning vem ajudando a melhorar a qualidade de fotos? A A.I. também já contribui para isso. Por exemplo, uma tecnologia presente nos processadores da Qualcomm, o AI Engine, aperfeiçoa a experiência fotográfica através de seus recursos de visão computacional.

Depois que uma foto é capturada, a câmera reconhece o assunto e o classifica em diferentes categorias. Com base nessa triagem, que dura milésimos de segundos, a câmera melhora a imagem de acordo com a sua classificação. Como o processo ocorre no dispositivo e não na nuvem, as imagens aprimoradas são produzidas quase imediatamente, sem necessidade de qualquer experiência de edição.

3. Assistente pessoal

Talvez esse seja o exemplo mais palpável da presença de A.I. nos smartphones. Interações com assistentes pessoais, comando de voz intuitivo, aprimoramento da captura de som... Todos dependem dela. Tradicionalmente, os dados computacionais tinham que dar uma grande volta do dispositivo até um servidor na nuvem para responder a um comando de uma assistente pessoal digital. Agora, esse processo ocorre muito mais rapidamente.

4. Respostas em tempo real

Além de avançar na experiência de captura de fotos e vídeos, graças a processadores como o Qualcomm Snapdragon, entretenimento, educação e interação social se tornam mais imersivos e intuitivos. O chipset atua diretamente no processamento de jogos e de vídeos streaming, além das novas experiências de realidade virtual, aumentada e mista.

É isso mesmo, a inteligência artificial já é realidade! Qual dessas funções é mais importante para você?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.