Rootless Launcher, “melhor imitação do Pixel Launcher”, chega à Play Store

2 min de leitura
Imagem de: Rootless Launcher, “melhor imitação do Pixel Launcher”, chega à Play Store
Imagem: theverge

Se você não tem um smartphone Pixel, mas gosta do design da tela inicial dos celulares da Google, há poucas opções para se obter o visual e as funcionalidades do Pixel Launcher. Os melhores resultados eram obtidos com APKs instalados fora da Play Store, mas isso naturalmente representa um grande risco à segurança. Agora, a “melhor imitação do Pixel Launcher” conseguiu resolver esse problema e entrou na loja oficial de apps do Android.

O app se chama Rootless Launcher e imita com precisão o visual do Pixel Launcher sem perder funcionalidades. Isso quer dizer que o painel lateral do Google fica completamente acessível através do Rootless Launcher sem que você tenha que baixar apps de fontes desconhecidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Que bruxaria é essa?

Mas como o Rootless conseguiu isso? A Google impede propositalmente que o seu painel lateral seja exibido em launchers feitos por teceiros. Isso é basicamente um incentivo à não personalização do Android. Dessa forma, somente o app da Google tem permissões para abrir esse painel e launchers de terceiros ficam "chupando o dedo".

Rootless Launcher

Contudo, foi descoberto recentemente que, se você criar colocar o mesmo nome do launcher da Google no arquivo do seu launcher personalizado, é possível obter as permissões necessárias para se acessar o painel lateral da Google. Com isso, vários desenvolvedores começaram a usar essa tática para ter a funcionalidade. O problema é que a Play Store não permite que dois apps tenham o mesmo nome de arquivo em seu catálogo, e o como o Pixel Launcher já está lá, a situação fica complicada para os terceiros.

O que o Rootless fez foi entrar na Play Store com seu nome real e, quando o usuário o inicia pela primeira vez, o app pede permissões para instalar o “Pixel Bridge”, que é basicamente um app alternativo feito exclusivamente para modificar o nome do arquivo do Rootless Launcher a fim de obter as permissões do painel lateral da Google.

Rootless Launcher

É um verdadeiro chuncho, mas consegue resolver a situação. Naturalmente, esse processo não é 100% seguro, uma vez que o Rootless Launcher abre um espaço para ataques “man-in-the-disk”, como aquele descoberto no instalado do Fortnite, mas é certamente mais simples e menos arriscado do que pesquisar um APK e instalar direto da web.

O Rootless Launcher conta com todas as funcionalidades do Pixel Launcher original e imita o design com bastante precisão. Há ainda algumas opções de personalização interessantes, como a possibilidade de tirar a data e hora do topo da tela. É possível baixar o app por meio deste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.