Aplicativos da NASA levam usuários ao espaço

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativos da NASA levam usuários ao espaço

Que missões espaciais e imagens do espaço despertam a curiosidade de muitas pessoas, não é nenhuma novidade. E a NASA parece estar aproveitando esse interesse para oferecer aplicativos relacionados ao tema, misturando divulgação científica e entretenimento.

É o que acontece nos dois aplicativos lançados recentemente pela agência. No embalo da comemoração de 15 anos do lançamento do telescópio espacial Spitzer, a NASA colocou no ar o NASA's Exoplanet Excursions VR app e o NASA Selfies app.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O primeiro usa realidade virtual para oferecer uma visita guiada ao sistema planetário TRAPPIST-1. Esse é o primeiro sistema de exoplaneta (planeta que orbita em torno de uma estrela que não seja o Sol) conhecido que tenha sete astros com dimensões semelhantes às da Terra. 

O Spitzer foi crucial para detectar tais planetas e enviar informações sobre eles aos cientistas, mas o sistema fica muito distante para ser observado diretamente. Isso abriu a oportunidade para a experiência de realidade virtual usar impressões de artistas, baseadas em dados de telescópios, sobre como os planetas do TRAPPIST-1 devem ser. Enquanto o usuário navega, também recebe informações sobre o sistema.

Já o NASA Selfies app é majoritariamente uma ferramenta de entretenimento. Com ele, o usuário pode tirar fotos de si mesmo vestindo um traje espacial, na frente de várias paisagens, como o centro da Via Láctea. Basta tirar uma selfie e escolher o plano de fundo preferido. Vale dizer que todas as imagens oferecidas no aplicativo foram feitas pelo Spitzer. 

O NASA's Exoplanet Excursions VR pode ser acessado no site da missão Spitzer ou no YouTube. O NASA Selfies app, por sua vez, está disponível para dispositivos Android e iOS

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.