Já faz mais ou menos um ano que a Amazon anunciou seus planos de integrar a assistente digital da Microsoft, a Cortana, com sua Alexa, presente em uma grande variedade de smart speakers. Com isso, seria possível evocar a Cortana para abrir um email, por exemplo. Agora, a companhia de Jeff Bezos afirma que liberou a conversa entre as novas amigas virtuais e já começa os testes com uma parcela dos consumidores.

Cortana tem um perfil mais profissional, enquanto a Alexa atua como uma companhia para compras e entretenimento

A novidade está inicialmente disponível apenas para alguns usuários dos alto-falantes inteligentes da família Echo ou do Harmon Kardon Invoke e do Windows 10. A ideia é, claro, aproveitar as funcionalidades únicas de cada plataforma, com a Cortana sendo uma assistente para tarefas profissionais de escritório e a Alexa servindo como uma “colega de compras” que também pode fazer companhia em jogatinas de títulos como Jeopardy.

Assim, você pode usar os dispositivos da Amazon para mexer em qualquer coisa da suíte Office 365, como alterar eventos e compromissos no calendário ou responder mensagens e averiguar notificações. Já o Windows 10 tem acesso às habilidades da Alexa para encontrar as melhores ofertas online e para acionar aparelhos conectados.

alexa cortana

Por enquanto, a maior preocupação fica por conta da acessibilidade e há até instruções iniciais sobre como ativar ambas as assistentes. Ao usar a Cortana como habilidade nos dispositivos Echo, é preciso dizer “Alexa, open Cortana” (somente em inglês, por enquanto) e entrar com as credenciais ou conta Microsoft. Já para usar a Alexa no PC ou no Harmon Kardon Invoke é necessário falar “Hey Cortana, Open Alexa” ou clicar no microfone e pronunciar “Open Alexa”, seguido do login ou perfil da Amazon.

Ainda não há um recurso que ative diálogos entre as duas assistentes, o que seria curioso, e não houve menção sobre a Alexa vir embutida em máquinas com Windows 10 no futuro. Mas, se a experiência der certo, nada impede que essas coisas venham a se concretizar muito em breve.