A Google prepara uma novidade para tornar o carregamento de páginas da web muito mais ágil dentro do Chrome. Navegador mais popular da atualidade, ele terá um recurso para organizar melhor a forma como um site é carregado e, assim, baixar primeiro apenas as imagens que aparecem na tela visualizada no início.

O restante é baixado em segundo plano e ativado conforme o usuário faz a rolagem, mostrando tudo aos poucos a fim de otimizar o carregamento. Essa funcionalidade é conhecida como lazy loading (carregamento preguiçoso em tradução livre) e já existe em algumas páginas da web na atualidade, mas em breve se tornará um padrão do Chrome.

A novidade já está presente na versão Canary do Chrome dedicada a testes por parte dos desenvolvedores e deve chegar em breve à versão estável do programa.

Chrome Lazy LoadingChrome testa um novo jeito de baixar imagens e blocos de conteúdos para agilizar o carregamento de uma página.

Vale mencionar que, quando você acessa uma página, ela é baixada para o computador a partir servidores remotos. Textos são leves e baixam de forma instantânea, mas imagens são pesadas e levam mais tempo, por isso o novo método testado pela Google reorganiza a forma como as imagens são baixadas do servidor da página para o seu dispositivo.

Além de imagens, o lazy loading deve ser aplicado também ao download de blocos inteiros (frames) de uma página. A lógica aqui é a mesma e os blocos de conteúdo nos quais as páginas são divididas também passarão a ser baixados apenas conforme você se aproxima deles durante a navegação para reduzir o tempo total para carregar a página.

Quem usa o Google Chrome Canary já pode ativar a novidade acessando chrome://flags/#enable-lazy-image-loading e chrome://flags/#enable-lazy-frame-loading. Depois, basta reiniciar o navegador para que as alterações entrem em vigor.