O Android 9 Pie foi lançado oficialmente nesta semana e uma das novidades do sistema operacional é o suporte responsivo para abordar o conteúdo em telas com o infame notch. Como grande parte das fabricantes adotou a lacuna que cobre parte do display após o lançamento do iPhone X no ano passado, a Google resolveu abraçar de vez essa tendência e a próxima versão do Chrome terá suporte para a “franjinha”.

A versão estável 68 do navegador acabou de chegar e o novo recurso para “smartphones modernos” vem sendo testado na fase beta da edição 69. A ideia é melhorar a distribuição à direita e à esquerda do recorte, ao invés de “comer” parte do espaço e somente apresentar as informações das páginas abaixo do entalhe.

Contudo, embora muitos desenvolvedores já estejam adaptando seus sites, não se espante se muitas das páginas apresentarem algumas falhas ao exibir seu dados sob o local destinado para câmeras e outros sensores.

Outras novidades da versão 69

Para a alegria de quem tem smartphones de entrada e/ou vai utilizar a versão “diet” do Android, o Android Go, a próxima atualização do Chrome vem com um tocador de mídia embutido — e assim não será necessário ter um app dedicado em seu aparelho para rodar conteúdo audiovisual.

Outro update interessante é o novo gerenciador de downloads, que oferece uma maneira mais fácil de visualizar o tipo de arquivo baixado. Uma nova barra separa em abas as páginas salvas, os vídeos, os áudios e as imagens.

notch

Mais uma ferramenta bastante útil é uma janela extra para a versão desktop. O picture-in-picture já existe no navegador para Android mas ainda não havia aparecido nos computadores de mesa. Esses e alguns outros ajustes estão disponíveis podem ser conferidos na versão 69.0.3497.24, diretamente em sua APK, ainda instável.