Desenvolvedor libera 1º jailbreak para watchOS, o SO dos Apple Watch

1 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedor libera 1º jailbreak para watchOS, o SO dos Apple Watch
Imagem: softpedia

Jailbreak? Você poderia estar pensando: "isso ainda existe?". É fato que essa prática de conseguir acesso liberado a praticamente tudo no iOS dos iPhones já não é mais tão importante quanto já foi no passado, mas parece que uma novidade interessante nesse segmento acabou de aparecer: um desenvolvedor conseguiu criar um jailbreak para o watchOS, o sistema operacional dos Apple Watch.

O código foi publicado no GitHub e permite que os usuários tenham acesso a vários elementos bloqueados do software da Apple. Em outras palavras, quem instalar esse pacote basicamente ganha acesso root, podendo brincar com vários elementos até então desconhecidos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o criador desse jailbreak, seu código é compatível com o watchOS 4.1 no Apple Watch Series 3, mas é possível portar isso para outros modelos do relógio e outras versões do SO com algumas modificações. Conhecido como Tihmstar no GitHub , o desenvolvedor revelou, contudo, que não dará esse tipo de suporte ou liberará atualizações para o jailbreak.

Focado em desenvolvedores

É importante destacar que, apesar de ser uma notícia empolgante para muitos usuários que possam estar frustrados com algumas limitações da Apple no relógio, esse jailbreak é completamente voltado para o uso curioso de desenvolvedores.

Não há qualquer recurso que possa ser aproveitado por usuários comuns, como uma eventual instalação da loja paralela Cydia. Só temos recursos de exploração do sistema que podem ser uma espécie de playground para quem estava curioso a respeito do trabalho da Apple nesse sistema.

Com o jailbreak, desenvolvedores podem:

  • Explorar o kernel do SO usando o v0rtex
  • Remontar o sistema de arquivos root para leitura e gravação
  • Ter acesso root (pacote tfp0)
  • Extrair o pacote bootstrap.tar
  • E ter acesso aos pacotes h3lix de kernel

Será que os usuários poderiam se beneficiar de alguma forma de uma loja de apps paralela como a Cydia em seus Apple Watch ou mesmo de novas possibilidades de personalização através de um jailbreak do sistema? Dê sua opinião na seção de comentários.

Confira as melhores ofertas de Apple Watch, a partir de R$1.490,00.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.