Como compartilhar localização e bateria com seus amigos no Google Maps

2 min de leitura
Imagem de: Como compartilhar localização e bateria com seus amigos no Google Maps

Levante a mão quem nunca se perdeu dos amigos ou da família enquanto estava em férias ou nunca se preocupou quando não conseguiu falar com alguém porque a pessoa ficou sem bateria, mas não ter certeza se este é o caso. Ambas as situações podem gerar a maior confusão, criar preocupação por parte de quem está nos procurando e até mesmo nos colocar em risco.

A boa notícia é que temos recursos para poupar as dores de cabeça vindas destas duas situações. O Google Maps aprimorou o recurso de enviar sua localização para seus contatos, permitindo agora que eles também consigam ver o nível de bateria do seu dispositivo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quer saber como fazer isso? Aqui está um tutorial que mostra o passo a passo para compartilhar e visualizar localização e nível de bateria.

Primeiro, certifique-se de que o GPS do seu celular esteja ativado. Acesse o Google Maps e clique no menu no lado esquerdo ou direito do seu celular, sobre os três risquinhos.

Clique em Compartilhar Local.

Se você nunca usou esse recurso, uma tela vai aparecer, onde você pode apertar em “começar”.

Na tela seguinte, selecione se deseja compartilhar indefinidamente – o que significa que eles poderão ver sua localização a qualquer momento, até você desativar – ou se prefere compartilhar por um período limitado, que pode ser de uma hora, duas, ou quantas você delimitar, navegando no + e no – que aparecem.

Depois disso, é só decidir como fará o compartilhamento. Você pode enviar via WhatsApp, Messenger, Telegram e até Direct do Instagram, entre outros apps. Escolha o que preferir e, depois, na tela seguinte, veja para quem quer mandar. Caso não queira enviar por nenhum dos que estiverem ali ou não encontrar o desejado, você pode copiar o link de compartilhamento e colar diretamente no aplicativo, pois isso também funciona.

Seu amigo vai receber uma mensagem como essa abaixo:

Quando clicar no link, ele vai conseguir ver onde você está, o endereço, a distância entre vocês, há quanto tempo você enviou o link e traçar rotas para chegar até você. Além disso, é nesta tela também que aparece o seu nível de bateria.

Fácil não é mesmo? Esse recurso é pra lá de útil quando você vai visitar um lugar ao qual não está familiarizado. Caso você precise encontrar os amigos em uma festa ou balada, ele também pode ajudar. Mas, se você costuma se perder dos amigos ou se algum deles costuma exagerar na bebedeira ou esquecer de carregar o celular, a dica é ativá-lo quando estiver se direcionando para o lugar, assim caso se percam, vocês conseguem se encontrar sem necessariamente ativar naquele instante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.