Quem tem acesso ao Chrome Canary, uma versão do navegador usada para testes, pode começar a experimentar as novidades em desenvolvimento para o Chrome; por exemplo, as mudanças no design, um novo painel de emojis e também a função Picture-in-Picture (PiP). Com ela, é possível assistir a vídeos em background, enquanto outras páginas são acessadas. 

Apesar de alguns dos passos a seguir poderem ser efetuados até a versão 68 do Chrome, a função por enquanto só será realmente eficaz para quem estiver utilizando o Chrome Canary (69 ou mais recente), que pode ser baixado por qualquer pessoa, gratuitamente e sem demora. 

Passo 1

Por meio do Chrome Canary (disponível para download neste link), abra duas guias, copie e cole os dois endereços a seguir: chrome://flags/#enable-picture-in-picture e chrome://flags/#enable-surfaces-for-videos.

Passo 2

Na caixa ao lado direito de cada título, habilite as duas funções selecionando o botão “Enabled”. 

Passo 3

Reinicie o navegador para começar a utilizar as duas funções habilitadas.

Passo 4

Para testar, execute um vídeo em qualquer site e dê um duplo clique com o botão direito do mouse. No menu que aparece, selecione a opção Picture-in-Picture (atenção, pois clicando apenas uma vez aparecerá um menu diferente, sem a opção PiP).

Pronto! Agora você pode abrir mais guias e realizar outras atividades na web, enquanto o vídeo continua sendo executado em miniatura. É bom lembrar que a versão Canary do Chrome pode apresentar alguma instabilidade, por ser uma plataforma de testes. 

Cupons de desconto TecMundo: